Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 17 de março de 2025
Fotos: Dionéia Persch
Crédito: Dionéia Persch
O evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado na tarde de sábado, 15, no Centro de Cultura e Evento Pietro e Lorenzo Dessotti, foi uma verdadeira celebração da mulher e sua atuação na sociedade. A programação intensa e variada trouxe alegria, descontração e muito reconhecimento, criando uma tarde de energia positiva e valorização feminina.
As mulheres foram calorosamente recebidas pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt, a primeira-dama Letícia Chassot, o vice-prefeito Luisinho Liel e sua esposa, Lisete, com muitos abraços e alegria. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância da mulher na sociedade, ressaltando que “onde a mulher está, as coisas andam bem”, e convidou todas a aproveitarem a tarde, que foi dedicada especialmente a elas.
Em seus discursos, Letícia e Lisete ressaltaram o papel fundamental das mulheres, como mães e alicerces das famílias, incentivando todas a se valorizarem e a se gostarem. A tarde também contou com a participação das 13 candidatas ao título de soberanas da 21ª Festa Nacional do Moranguinho.
Saúde e felicidade
A médica Carin Burtet foi a primeira palestrante da tarde e encantou a todos com uma abordagem descontraída e repleta de sabedoria. Filha de produtores de uva, Carin iniciou sua fala com o poema “Cantiga para um Vinhateiro”, destacando o trabalho árduo e o legado que ele deixa, comparando-o com a atuação da mulher na sociedade. Ela também deu dicas valiosas sobre saúde, enfatizando a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios, como musculação e Pilates, além de falar sobre o cuidado com a alma e a importância da autorreflexão. Aplaudida de pé, ela encerrou com um poderoso recado: “Não terceirizem a felicidade. A responsabilidade de sermos felizes é nossa.”
Movimento e bem-estar
Com sua energia contagiante, a educadora física Romana Schmitz proporcionou um momento de descontração, conduzindo os presentes a um rápido alongamento e incentivando todos a se mexerem para manter a saúde física e mental.
Bate-papo com mulheres da vida real
O bate-papo mediado por Sirlei John contou com a participação de quatro mulheres incríveis: Paula Berta Weber, Juliana Mossman, Marcia Zamberlan Rhoden e Patrícia Mielke. Cada uma compartilhou o que a faz feliz e refletiu sobre o propósito de sua vida. Paula destacou o legado de fé e família como fonte de felicidade, enquanto Juliana, florista, enfatizou a importância de tirar o melhor dos momentos difíceis. Marcia, secretária da Educação, falou sobre a criação de laços de amor e carinho, e Patrícia, presidente da APAE, refletiu sobre a felicidade proveniente de suas ações e do trabalho voluntário.
Bem-estar e propósito
A psicóloga Rosni Gross trouxe uma abordagem profunda e acolhedora sobre a importância de cuidar de si mesma. Ela ressaltou que a felicidade é construída, com um propósito claro e dando o melhor de si, sem exageros. Para Rosni, é essencial olhar para a essência e cuidar da saúde física e emocional, praticando exercícios, sendo grato e, acima de tudo, encontrando prazer nas coisas simples da vida. “Tirem a bunda da cadeira”, brincou, incentivando todos a se movimentarem e a cuidarem de sua saúde. Ela também falou sobre a importância de buscar espiritualidade e doação, seja no tempo dedicado a ouvir alguém ou no amor ao próximo. Rosni reforçou ainda a necessidade de refletir sobre a pergunta “O que me faz feliz?”, e afirmou que criar laços genuínos é uma das maiores fontes de felicidade.
Organizadoras comemoram o sucesso
O evento foi um verdadeiro sucesso. Numa tarde divertida, mas com conteúdo, as mulheres bom-principienses tiveram a oportunidade de participar de momentos de reflexão e celebração, com histórias inspiradoras e recados valiosos sobre o cuidado com o corpo, a alma e as relações humanas, reforçando o papel fundamental delas na sociedade.
Para a primeira-dama, Letícia, o encontro superou todas as expectativas. Segundo destaca, o Centro de Cultura e Evento Pietro e Lorenzo Dessotti foi tomada por mulheres lindas e poderosas, que deixam seu legado por onde passam. “Preparamos uma programação variada, que exaltou o poder da mulher e trouxe momentos de reflexão, aprendizado e celebração. Compartilhamos histórias inspiradoras, aprendemos sobre saúde e bem-estar e refletimos sobre como construir nossa felicidade. Foi um evento de valorização e reconhecimento, porque sabemos que, onde a mulher está, as coisas acontecem de forma mais bonita e poderosa. Agradeço imensamente a presença de todas e reforço o compromisso da nossa administração em sempre apoiar e valorizar as mulheres”, enfatizou a primeira-dama.
Pelo Departamento da Cultura, Sirlei John também comemorou o sucesso da programação. "Estou extremamente feliz com a grande participação de todas! É sempre emocionante ver o auditório do Centro de Eventos lotado, repleto de energia positiva. O tema do encontro foi a felicidade, e posso dizer com certeza que tivemos uma tarde repleta de felicidade e aprendizado. Foi um momento de muita emoção, alegria e, acima de tudo, carinho entre todas as participantes. A conexão entre as mulheres foi palpável e enriquecedora. Cada atividade, cada conversa e cada palestra contribuíram para um evento verdadeiramente memorável”, ressaltou Sirlei.