Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Ouvidoria Diário Oficial Portal Transparência
menu
×
Notícias

Março Azul Marinho, Lilás e Amarelo: a prevenção é o melhor remédio


Data de Publicação: 11 de março de 2024
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva



O mês de março traz três cores fortes para conscientizar sobre doenças com incidências importantes na população.

 

-Azul marinho – Prevenção do Câncer Colorretal

O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto e no ânus. O câncer de intestino tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura.


- Lilás – Prevenção do Câncer de Colo do Útero
Esse é o terceiro câncer mais frequente entre a população feminina no país (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres.

Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende reduzir o número de casos. A Pasta disponibiliza orientações de prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos, procedimentos cirúrgicos, quimio e radioterapêuticos por meio do SUS, gratuitamente.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível nas UBSs para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, usando preservativos durante a relação e realizando periodicamente o exame preventivo após o início da vida sexual.

 

-Amarelo - Prevenção da Endometriose

Um dos sintomas mais comuns em pacientes com endometriose é a dor pélvica crônica, que afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. Dados de 2022 alertam que a doença afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. 

A endometriose é uma doença inflamatória crônica do útero e é uma das principais causas de dores crônicas e infertilidade. Os sintomas podem surgir na adolescência, com cólicas menstruais fortes, distensão abdominal, dores durante a relação sexual, sangramento na urina ou nas fezes. Diagnosticar precocemente a doença significa uma chance maior de cura e de evitar futuras complicações

Cuide de quem você ama! Informe-se na sua UBS de referência!

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo