Literatura infantil ganha espaço especial para as turmas de Jardim
Secretarias: Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Data de Publicação: 10 de setembro de 2026
A imaginação ganhou um espaço especial na Biblioteca Municipal Érico Veríssimo. Nesta quarta-feira, 9, teve início uma programação voltada às turmas de Jardim das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), aproximando as crianças do universo da literatura infantil por meio de histórias, personagens e experiências lúdicas.
A proposta surgiu a partir das formações do programa LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Durante a formação, as professoras conheceram diferentes espaços e possibilidades de leitura, incluindo os cantos de leitura das EMEIs e a própria estrutura da Biblioteca Municipal.
Na abertura da programação, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Gabriela Bueno da Cruz, deu vida à “Bruxinha Nina”. Ela conduziu as crianças por uma experiência inspirada no livro Entre Dois Mundos, de autoria da professora e escritora local Daniela Bueno da Cruz.
A programação segue ao longo de todo o mês de setembro, com novos encontros e sessões de contação de histórias. A proposta é garantir que todas as turmas de Jardim tenham a oportunidade de vivenciar esta experiência na Biblioteca. A iniciativa reforça o incentivo à leitura na primeira infância, amplia o contato das crianças com os espaços e acervos públicos e também valoriza a literatura e os autores do próprio município.
