Projeto de saúde bucal desenvolvido em Bom Princípio é destaque em mostra regional
Secretarias: Saúde e Assistência Social
Data de Publicação: 24 de junho de 2026
Uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Bom Princípio ganhou destaque na 1ª Mostra Macro Serra, evidenciando o compromisso do município com a promoção da saúde e a prevenção desde a infância. O projeto "Saúde Bucal na Escola: Prevenir é Cuidar" foi apresentado por profissionais da rede municipal de saúde, compartilhando a experiência desenvolvida nas escolas do município.
A iniciativa tem como objetivo promover a saúde bucal e prevenir doenças entre crianças de 3 a 12 anos matriculadas nas escolas de educação infantil e ensino fundamental de Bom Princípio. As ações incluem atividades lúdicas e educativas sobre higiene bucal, alimentação saudável e aplicação tópica de flúor, aproximando a prevenção do ambiente escolar.
Durante a mostra, os profissionais compartilharam os resultados obtidos com o projeto. Entre eles, destacam-se a maior adesão das crianças aos hábitos de higiene bucal, a melhora no comportamento durante os atendimentos odontológicos e o fortalecimento das ações preventivas contra cáries e outras doenças bucais.
Representaram Bom Princípio a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Rosane Gnoatto Hallal; os cirurgiões-dentistas Andreas Schneider (UBS Morro Tico-Tico e Bela Vista), Felipe José Schneider (UBS Santa Teresinha), Ana Julia Spengler (UBS Morro Tico-Tico) e Cleber Eugênio Battassini (UBS Centro); além das técnicas em Saúde Bucal Franciele Padilha de Paula (UBS Centro) e Francielly Nunes Rodrigues Lopes (UBS Santa Teresinha), e das auxiliares em Saúde Bucal Marcela Nogueira Alles (UBS Morro Tico-Tico) e Juliane Maria Schommer (UBS Bela Vista).
A participação no evento valorizou o trabalho desenvolvido em Bom Princípio e proporcionou a troca de experiências com profissionais de diversos municípios. Para a equipe, participar da mostra foi uma oportunidade de compartilhar uma experiência que vem trazendo resultados positivos no município e de reforçar a importância da educação em saúde desde a infância.
