Emoção marca abertura da Semana de Valorização da Vida

Data de Publicação: 17 de outubro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior/ Camila Tempas
Crédito: Castor Becker Júnior/ Camila Tempas

Emoção e lágrimas marcaram o primeiro dia da Semana de Valorização da Vida, com as palestras do professor, parapsicólogo e palestrante Selmiro Paulo Wolfarth. Ele falou pela manhã e à tarde para professores e funcionários das escolas e, a partir das 19h30, a conversa foi com os alunos do turno da noite. A programação de palestras vai até sexta-feira (dia 20), no Centro Municipal de Cultura e Eventos, devendo abranger também mais estudantes, famílias e servidores públicos. Isso além de uma manhã especial de apoio para pessoas que tenham familiares com problemas de drogas, álcool ou depressão.

Nesta terça, o roteiro de palestras começa às 8 horas, para estudantes do 5º ao 9º ano do ensino Fundamental. À tarde será a vez dos alunos de turmas do 1º ao 4º ano e, a partir das 19h30, novamente a plateia será de turmas da noite (veja a programação abaixo).

Na abertura da programação, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, parabenizou os educadores pela passagem de seu dia, festejado no domingo. “Os professores têm a capacidade de dirigir a palavra e tocar o aluno e, assim, fazerem a diferença”, ressaltou. O prefeito Fábio Persch também lembrou o Dia do Professor e destacou a importância e o carinho que deve sempre ser dirigido a esses profissionais – que receberam uma lembrança pela data.

A solenidade de abertura teve a presença também dos secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem; de Administração e Fazenda, Tiago Backes, e de Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Hauser.

TOCANDO CORAÇÕES

Na sequência, com o tema Sem amor e emoção não existe educação, Selmiro falou aos professores e funcionários das escolas sobre motivação, relações humanas com os jovens e, principalmente, a necessidade do amor exigente. “As pessoas precisam aprender que o importante é a vida e o professor precisa conseguir tocar o coração dos alunos”, comentou o palestrante. “Ao final desta semana, queremos ter todas as pessoas se sentindo enriquecidas emocional e espiritualmente. Que elas comentem ‘como foram bons esses encontros’”, completou.

Uma mostra dessa marca pretendida ficou clara à noite, quando jovens e adolescentes formaram uma plateia que começou até com algumas risadas debochadas, no começo da fala sobre prevenção às drogas, alcoolismo e violência. Mas, à medida em que os temas foram sendo aprofundados, abrangendo também sonhos, disciplina, limites e família, a mensagem ganhou os corações. O resultado foram algumas lágrimas e fila para abraçar o palestrante no final do encontro.

“É por isso que o trabalho sempre é focado o principalmente nos professores, pais e filhos (crianças, adolescentes e jovens): a família e a escola representam as principais forças para mudar a sociedade”, concluiu Selmiro. A Semana de Valorização da Vida é promovida pelas Secretarias de Educação, Cultura e Deporto e de Saúde e Ação Social e de Administração e Fazenda.

Clique nas galerias abaixo para conferir as imagens do dia:

Fotos da manhã

Fotos da tarde

Fotos da noite

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RESTANTE DA SEMANA:

Hoje (17/10)

8 horas às 11h30 (alunos do 5º ao 9º ano) – Perspectivas dos Jovens e seus sonhos; Prevenção às drogas, álcool e violência

13h30 às 17 horas (alunos do 1º ao 4º ano) – Palestra lúdica de prevenção (com estorinhas); Demonstração dos malefícios da má alimentação; Incentivo à boa alimentação com presença de nutricionista

19h30 às 22h30 (para alunos do turno da noite) – Sexualidade humana; Gravidez na adolescência; Doenças sexualmente transmissíveis; Prevenção ao HIV; Aborto e suas consequências

Amanhã (18/10)

8 horas às 11h30 (alunos do 5º ao 9º ano) – Sexualidade na adolescência; Gravidez na adolescência; Doenças sexualmente transmissíveis; Prevenção ao HIV; Aborto e suas consequências

13h30 às 17 horas (terceira idade) – Autoestima, motivação e qualidade de vida da mulher; O que é ser feliz por ser mulher; Dez leis para ser feliz na terceira idade

19h30 às 22h30 (comunidade em geral) – Workshop de Saúde Financeira – poupança em época de crise, previdência privada, etc.

Quinta-feira (19/10)

8 horas às 11h30 (servidores públicos e autoridades) – Relações humanas na vida e no trabalho; como tratar da melhor maneira os munícipes, que são nossos patrões; Como cuidar da melhor maneira dos bens públicos, que são de todos

13h30 às 17 horas – Palestras especiais para o público indicado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social (atendidos pelos grupos de apoio do Cras, Primeira Infância Melhor, Conselho tutelar, etc.)

19h30 às 22h30 (para casais que tenham filhos) – Escola de pais; Sobre as ameaças que pairam sobre o casamento; Não existem “pais separados”, existem “casais separados”; Os princípios básicos e essenciais de como educar seu filho para que não se envolva com drogas

Sexta-feira (20/10)

8 horas às 11h30 – Atendimentos individuais e de famílias que tenham pessoas com problemas de drogas, álcool ou depressão

13h30 às 17 horas – Palestra especial para famílias que não puderem participar à noite