Semana da Criança terá esportes, cinema, teatro e brincadeiras

Data de Publicação: 9 de outubro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A Semana da Criança, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, terá sessões de cinema e teatro para estudantes, na terça e na quarta-feira (dias 10 e 11), no Centro Municipal de Cultura e Eventos. No dia 11, haverá também show de patinação à noite, no Ginásio José Bertoldo Ledur. Já o feriado de 12 de Outubro terá Torneio de Futebol no Campo do São José, em Santa Terezinha, e brincadeiras no Parque Municipal, com o Primeira Hora no Parque, promovido pelo jornal Primeira Hora, em parceria com a prefeitura.

CURTAS E TEATRO

A programação no Centro de Cultura ficará por conta da 2ª Mostra de Teatro e Cinema Infantil. Serão duas sessões no dia 10 (às 9h30 e 14h30) e uma (às 14 horas) no dia 11, todas dirigidas à criançada da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para quem quiser assistir, o ingresso é uma contribuição espontânea de 1 quilo de alimento ou um produto de limpeza.

Cada sessão terá duas etapas. A primeira com a exibição dos curtas-metragens feitos pelas turmas do contraturno das escolas (que abrangem da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental). Os vídeos, de no máximo cinco minutos, foram produzidos até última sexta-feira (dia 6). A mostra não é competitiva e o objetivo é o exercício de expressão, onde os estudantes mostrarão um pouco do trabalho feito nas escolas.

Na segunda parte será é a vez do teatro, com a peça As aventuras do Capitão Tormenta, encenada pela Dell’Arte Cia Teatral. A peça é uma livre adaptação do livro As aventuras do avião vermelho, de Erico Verissimo. No enredo, o personagem Fernandinho é um menino que quer ser valente como o grande Capitão Tormenta e viajar pelo mundo em seu avião de brinquedo. Aliás, Fernandinho, assim como a criançada, acabam aprendendo como é bom dar a volta ao mundo a partir da leitura.

PATINAÇÃO E FUTEBOL

No Ginásio Municipal, o espetáculo Viva estará a cargo da Cia de Patinação Artística Gyru's, com os alunos da oficina de patinação do Programa Cuidar (mantido pela prefeitura bom-principiense). A apresentação terá início às 20 horas e, além da prata da casa, terá alunos patinadores da Gyru´s de Vale Real, Harmonia, Tupandi e São Sebastião do Caí. O espetáculo terá cerca de 80 minutos e a entrada será franca.

Já o Torneio de Futebol em Santa Terezinha, no dia 12, irá das 8 às 16 horas, também em parceria com o Programa Cuidar. Podem participar crianças de 7 a 15 anos e as inscrições podem ser feitas até a manhã dos jogos, no Campo do São José. Além da gurizada que participa da Escolinha de Futebol a expectativa é de participação de times até de outras cidades. A premiação será de medalhas para os primeiros colocados e haverá venda de lanches e almoço no local.

PRIMEIRA HORA NO PARQUE

O Primeira Hora no Parque vai ocorrer das 14 ás 18 horas, com brincadeiras e apresentações de música e dança. A tarde no parque Municipal terá ainda distribuição de erva-mate, brinquedos infláveis e brincadeiras de integração, além de apresentações de danças gauchescas com o CTG Porteira Aberta e alemãs, com o Grupo de Danças Meine Freunde. Outra atração para o público será a apresentação a dupla Allan e Kauã.

A promoção no Parque Municipal é do jornal Primeira Hora, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social também estará presente no evento, com medição de pressão arterial e divulgação do Outubro Rosa e Novembro Azul (campanhas de prevenção, respectivamente, do câncer de mama e de próstata).