Sucesso da 4º Mostra MIP

Data de Publicação: 2 de outubro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Depois de uma sexta-feira movimentada no Centro de Convivência, com a exposição de 57 trabalhos apresentados por estudantes das escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, a 4ª Mostra MIP ainda continuou em parte da manhã do sábado (dia 30). E, a partir das 10 horas, alunos, pais, professores, visitantes e autoridades foram para o Centro Municipal de Cultura e Eventos, onde foi divulgado o resultado da avaliação das pesquisas.

Depois da entrega de medalhas a todos os alunos participantes, e da homenagem aos professores, diretoras e à equipe que trabalhou na organização da Mostra, o primeiro anúncio foi do Destaque na Educação Infantil – que ficou com o trabalho A casa mais forte dos porquinhos, da Escola 12 de Maio.

Em seguida, foram revelados os quatro melhores trabalhos nas séries finais e os quatro melhores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que representarão o município na Mostratec Júnior da Liberato, em Novo Hamburgo, de 23 a 27 de outubro.

A gurizada vibrou e torceu a cada revelação de destaque. E a Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio levou as quatro vagas entre os trabalhos das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental:

1° Lugar – Mundo nerd
2º Lugar – Suicídio não é a solução
3º Lugar – Plantando amor, colhendo sabor – uma experiência da escola para a vida
4º Lugar – Tratamento de esgoto doméstico com plantas

Já nos trabalhos dos anos iniciais, a premiação ficou mais dividida:

1º Lugar – Chimarrão, mais do que uma bebida – Escola São José
2º Lugar – O que se esconde nessa casquinha? – Escola São José
3º Lugar – Vaga-lume, me dá uma luz – Escola Nossa Senhora da Piedade
4º Lugar – Espere e pense antes de jogar fora – Escola 12 de Maio

AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS

Na fala das autoridades, o prefeito Fábio Persch parabenizou a todos os participantes pela qualidade dos 57 trabalhos apresentados. E deu os parabéns também para a Secretaria de Educação, pelo sucesso da Mostra MIP. Fábio destacou a importância da iniciativa não só para a formação intelectual, mas do espírito de cidadania dos jovens e crianças. Ele também recordou o valor que o município historicamente dá para a Educação. “Estamos trabalhando coisas boas e continuando o que é importante.”

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, destacou as melhorias feitas na feira, com identidades própria e novo nome, e fez uma homenagem à equipe envolvida na organização do evento. Ela agradeceu também o esforço das equipes diretivas das escolas e professores pelo engajamento na iniciativa.

Já o representante da Fundação Liberato, André Viegas, também reforçou a importância da pesquisa no desenvolvimento dos estudantes. Ele recordou a tradição que o município tem em se destacar na etapa de Novo Hamburgo, de onde inclusive já foi para mostras internacionais.