Festa do Moranguinho encerra com público de 123 mil pessoas

Nos 12 dias de programação, foram consumidas
23 toneladas de morangos e houve
224 apresentações artísticas

A edição da imaginação e da ousadia que deram certo. Esse foi o tom nos discursos de avaliação da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, no encerramento do evento, no final da noite de ontem (dia 24). “Um público de 123,5 mil pessoas passou pela festa e consumiu mais de 23 toneladas de morangos”, anunciou o presidente da Comissão Organizadora do evento, César Baumgratz. “O que reforça a importância da fruta que é nossa marca maior. Reforçando também o trabalho dos agricultores, sem os quais, não teríamos essa festa, que nos faz ser conhecidos em todo o Brasil”, completou.

O prefeito Fábio Persch também estava emocionado e falou sobre o esforço em torno da Festa do Moranguinho, que começou a se desenhar ainda no final do ano passado, dentro dos projetos para o município a partir de janeiro. “Começamos a discutir como viabilizar as parcerias de incentivos culturais e outras fontes”, completou.

Persch também destacou o esforço de toda a equipe, “que trabalhou com muita sintonia em todos os setores, onde todos se doaram muito pela comunidade. ” O prefeito lembrou o trabalho que veio desde a organização do Baile de Escolha das Soberanas, em maio, até a maratona por mais de 20 municípios, fora visitas a meios de comunicação e a autoridades e festas pela região. Ele mencionou também o esforço crescente pela melhoria da festa no passar dos anos, fazendo referência a todas as 16 comissões das edições anteriores, desde 1986.

FESTA NO PALCO
Acompanhado de toda a Comissão e de agricultores locais no Palco Cultural da festa, Baumgratz agradeceu ao empenho da equipe, que estava de branco simbolizando a junção de todas as cores – segundo ele para enfatizar a igualdade do grupo e a vontade de melhorar, além e enfatizar que o evento é de toda a comunidade. O presidente também agradeceu a confiança do prefeito pela escolha no comando da comissão e destacou o empenho das soberanas e de toda a equipe de voluntários que ajudou a preparar e conduzir o evento.

A lista de agradecimentos teve também os patrocinadores, que ajudaram a viabilizar a programação.

APRESENTAÇÕES
O grupo estava acompanhado ainda da deputada estadual Any Ortiz – que havia participado como jurada na Escolha das Soberanas, em maio, e esteve na Abertura da Safra do Morango, no final de agosto. E também do personagem Maximus Morangus e de toda a trupe que durante a programação fez a alegria da criançada no Castelo do Reino dos Morangos durante o evento.

Aliás, sobre a parte artística da Festa do Moranguinho deste ano, Baumgratz lembrou que foram 224 apresentações nos 12 dias de movimentação no Parque Municipal e na Arena de Shows. Com espaço para desde os grandes espetáculos nacionais até as apresentações dos grupos culturais do município e do teatro infantil no Castelo do Reino dos Morangos, entre várias outras atrações. Entre os nomes de peso que nesta edição passaram pelo palco principal, estiveram o cantor Luan Santana – que fez o show de fechamento, no domingo, e as duplas Henrique e Juliano e Maiara e Maraisa, que se apresentaram, respectivamente, nos dias 10 e 16 de setembro. Entre outras atrações nacionais.

A rainha Thais Klering e as princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart também agradeceram pelo carinho de todos e às pessoas e entidades que deram suporte ao evento e ao trabalho delas na missão de representar o município junto ao público. Elas também destacaram a importância dos agricultores para a Festa do Moranguinho e o apoio da família e dos namorados nos períodos pré e durante a programação.

Em seguida, veio o brinde com suco de morango e as três moças declararam oficialmente encerrada a programação da 17ª Festa Nacional do Moranguinho. O que foi a deixa para o show pirotécnico que ocorreu em seguida.