Bom Princípio receberá a 4ª Mostra de Incentivo à Pesquisa

Data de Publicação: 19 de setembro de 2017
Fotos: Camila Tempas
Crédito: Camila Tempas

Entre os dias 29 e 30 de setembro acontece a 4ª Mostra Municipal de Incentivo à Pesquisa de Bom Princípio, no Centro de Convivências. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e tem por objetivo abrir espaço para as escolas trabalharem e desenvolverem, junto com os alunos, a pesquisa científica em diversas áreas de conhecimento.
Serão quatro categorias de participantes no programa de pesquisas. Segue a lista:
- Categoria 1: EDUCAÇÃO INFANTIL.
- Categoria 2: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. (Mostratec)
- Categoria 3: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS. (Mostratec)
- Categoria 4: ENSINO MÉDIO.
A abertura da mostra será na sexta-feira, dia 29, às 8h30. Em seguida o público poderá prestigiar os trabalhos até as 11h30. À tarde, a feira ficará aberta das 13h às 17. Já no sábado, a 4ª Mostra de Incentivo à Pesquisa fica de portas abertas das 8h30 às 10h30. Após, haverá a cerimônia de premiação dos trabalhos ganhadores, no Centro de Eventos, junto ao Parque Municipal.
As pesquisas serão avaliadas pela Comissão Técnica e representantes de diferentes segmentos do município de Bom Princípio e também outros da região. O processo de avaliação será organizado a partir dos critérios expressos na Ficha de Avaliação, considerando a relevância social do tema do trabalho, inovação, originalidade e conhecimento científico.
Todos os estudantes, apresentadores na Mostra, receberão uma medalha de participação, bem como, os professores orientadores e coorientadores. Além disso, serão classificados 8 trabalhos do Ensino Fundamental Municipal para credenciamento na MOSTRATEC JÚNIOR (feira de pesquisa da Instituição de ensino Liberato, de Novo Hamburgo), que, ademais, receberão um troféu.
A feira que já completa quatro anos, já foi palco para várias pesquisas de destaque tanto no município quanto na Mostratec. Incentivar e qualificar o trabalho na área da pesquisa torna os alunos da rede municipal e estadual de ensino mais preparados para encararem os desafios futuros de uma graduação e de uma vida profissional.