Iniciada a construção do bloco cirúrgico do novo hospital

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 6 de setembro de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A direção do Hospital São Pedro Canísio e a prefeitura de Bom Princípio confirmaram na segunda-feira (dia 4) a parceria para a primeira fase da construção do Bloco Cirúrgico do novo hospital, junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A mesmo tempo, foi oficializado o início imediato dos trabalhos, que estão a cargo da empresa Dewes Construções, que espera concluir a etapa até o final de novembro.

O bloco cirúrgico tem 272 metros quadrados de área e a fase que começa agora consiste na estrutura bruta: paredes teto e contrapiso. O custo desta etapa será de R$ 186 mil. A reunião de anúncio do início da obra contou com Persch e a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, além do presidente da Associação Beneficente São Pedro Canísio (mantenedora do hospital), Vanderlei (Deco) Baumgratz, da presidente do Conselho de Administração do São Pedro Canísio, Adriana Seibel, e do vice-prefeito, João Weschenfelder.

Já na tarde de terça (dia 5), Baumgratz e o presidente da Comissão de Acompanhamento da Obra (pelo hospital), Eduardo Gonzaga, estiveram com empresário Leandro Dewes conferindo o início da construção.

MOBILIZAÇÃO
Em dezembro do ano passado, ainda como prefeito eleito, Persch e a direção do São Pedro Canísio começaram as reuniões com a Secretaria de Saúde do Estado, para conseguir a liberação para o projeto. Em março, a Vigilância Sanitária autorizou a construção do bloco cirúrgico, de mais uma ala de internações, banco de sangue, laboratório clínico e uma farmácia hospitalar.

Segundo Adriana Seibel, a conclusão do ala de cirurgias já permitirá a transferência do São Pedro Canísio para suas novas instalações, junto à UPA – onde já há uma ala de internações construída desde 2012. “Não há como traduzir a alegria desse momento”, comentou, durante a assinatura da ordem para o início da obra. O prefeito Fábio Persch salientou que a obra representa “um novo passo na solução de uma das mais importantes demandas da comunidade local”. Já para Deco Baumgratz, “foi um momento histórico”.

O investimento total no Bloco Cirúrgico está orçado em R$ 1,2 milhão e toda a obra deverá ocorrer em parceria entre a prefeitura e o hospital. O espaço terá duas salas de cirurgia e sala de recuperação. As etapas seguintes deverão abranger, em 2018, a as instalações elétricas e hidráulicas, aberturas, piso e outros acabamentos.