Desfile temático terá morangos e seus reinos

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 30 de agosto de 2017

O Reino Encantado dos Morangos será o tema do desfile de abertura da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, no dia 7 de setembro. A movimentação terá início às 9 horas e, conforme a secretária municipal de Educação, cultura e Desporto, Vanessa Steffen, contará com cerca de 1 mil participantes, representando as escolas e entidades do município, além dos grupos culturais locais. O desfile terá cerca de 25 alas e vai ocorrer junto à Arena de Shows da Festa (em frente ao pórtico Morangão). Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de abertura oficial da Festa, que neste dia terá entrada franca até o meio-dia (após, o preço será de 15 reais por pessoa).
A história da fruta-símbolo do município será o pano de fundo da apresentação, contando sua trajetória desde fósseis de 50 milhões de anos até sua passagem pela antiguidade clássica (citado em poemas da Roma antiga), quando era privilégio de poucos. Isso passando ainda por citações do século 18 e na menção dos morangos servidos pelo imigrante Lamberto Versteg ao amigo que o visitava em 1868, já no vale do Caí. Até chegar ao cultivo em Bom Princípio, na década de 1960, onde começa também uma trajetória que se mescla com a história do desenvolvimento do município até os dias de hoje.
PERSONAGEM
Na apresentação, o público terá de volta o personagem do Conselheiro Real, que já havia feito as honras no Baile de Escolha das Soberanas, ocorrido em maio. Aliás, como não podia deixar de ser, a própria rainha Taís Klering e as princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart participarão do desfile, que terá ainda o rei Maximus Morangus. No mais, as alas serão na verdade os vários reinos que formam o Reino dos Morangos.
Assim, as riquezas culturais e econômicas de Bom Princípio serão representadas, por exemplo, nos reinos da Água, das Sementes do Morango e dos Agricultores, ou ainda o da Ciência e Tecnologias. Vai haver também magos, fadas e gnomos, banda marcial, balizas e danças folclóricas, com abertura por conta da Orquestra WBK e coro das Meninas Cantoras. E em apresentações que vêm sendo preparadas há meses nas escolas e entidades.