Dom Vicente retorna ao Memorial

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 28 de agosto de 2017

O busto de Dom Vicente Scherer retornou na manhã desta segunda (28) ao Memorial do cardeal bom-principiense, no largo junto à prefeitura. A escultura é uma réplica em concreto do busto que havia sido danificado por vandalismo, há cerca de cinco meses. O original, que era de fibra e foi consertado, agora fica na recepção do prédio da prefeitura. O conserto da peça original e a preparação da nova escultura foram iniciativa dos irmãos Arsênio e Ornélio John, realizada de forma gratuita para o município.

Arsênio, que possui atelier na cidade de São Martinho, de onde ambos são naturais, e o irmão, sempre ouviram falar de Dom Vicente. Isso porque o pai, que era natural de Bom Princípio, sempre demonstrava muita afeição pelo arcebispo. Por isso os dois profissionais resolver presta essa homenagem.

Dom Vicente Scherer foi um dos bom-principienses mais ilustres da história. Nascido em 5 de fevereiro de 1903 (aquela casa no Largo é uma réplica da que ele nasceu, em Santa Terezinha). Foi secretário particular de Dom João Becker e participou da Revolução de 1930, como capelão militar da turma que foi para o Rio de Janeiro, acompanhando Getúlio Vargas. Foi nomeado Arcebispo de Porto Alegre em 1946 e ficou no cargo até 1981.

Depois disso ainda administrou e reergueu a Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre (cujo hospital hoje leva seu nome). Isso entra várias outras ações no campo social em toda a sua vida. Dom Vicente faleceu em 8 de março de 1996 e está sepultado na cripta da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.