Safra de morangos terá lançamento na sexta

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 24 de agosto de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

Bom Princípio terá nessa sexta-feira (dia 25) o Lançamento Oficial da Safra do Morango. A movimentação vai ocorrer a partir das 9 horas, na Granja Brandt (Rua José Ari Griebler, 25), na localidade de Bom Fim Baixo, interior do município. A cerimônia terá a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, além do prefeito Fábio Persch, do presidente da 17ª Festa Nacional do Moranguinho, César Baumgratz, da rainha Thais Klering e das princesas Sabrina Lermen e Síntia Schweikart, entre outras autoridades e agricultores.

Além de reforçar a importância social e a qualidade dos frutos locais, além da importância dos agricultores, o evento também marca a contagem regressiva para a 17ª Festa Nacional do Moranguinho, que vai de 7 a 24 de setembro.

PRODUÇÃO
O município espera colher este ano cerca de 1 mil toneladas de sua fruta símbolo, que é produzida por 85 famílias. Além da qualidade que deu fama aos morangos bom-principienses (e ao próprio município), a fruta é uma das principais referências para manter os produtores em suas terras. Inclusive as novas gerações que estão permanecendo nas propriedades e se qualificando para tocarem adiante os negócios das famílias.

Tudo graças a melhorias como a introdução de estufas altas, que aumentaram a produtividade e possibilitam trabalhar em pé e cobertos da chuva – além de reduzir cerca de 80% a necessidade de insumos químicos. Além da própria produção orgânica, que conta com vários adeptos no município, e dos subsídios pagos pela prefeitura na compra de mudas importadas.

Não por acaso, praticamente 100% da produção bom-principiense é vendida in natura no Ceasa, em Porto Alegre, e em marcados da Região Metropolitana e Serra. E, também não por acaso, o produto é marca de Bom Princípio, com direito a um pórtico de 7 metros de altura, no formado da fruta (e que está ganhando pintura nova na festa), no Parque Municipal.
Durante a Festa do Moranguinho, serão 2,4 mil amostras da fruta avaliadas na Exposição de Morangos, disputando troféus de 1º a 3º lugares em cada variedade da fruta (Camarosa, SanAndreas, Albion, Chandler e outras).

Foto: Castor Becker Júnior/Prefeitura