Ação integrada é tema de encontro

Fonte: Prefeitura de Bom Princípio
Data de Publicação: 1 de agosto de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

O papel dos conselheiros tutelares e as políticas públicas: articulação com o Sistema único de Assistência Social (SUAS) foi o tema do encontro ocorrido na última sexta-feira (dia 28), no Centro Municipal de Cultura e Eventos. A programação durou todo o dia e reuniu conselheiros tutelares e assistentes sociais de diversos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), além de Lindolfo Collor, Garibaldi, Gravataí e Sapiranga. A promoção foi do Departamento de Assistência Social do Estado (DAS), em parceria com a Amvarc e a prefeitura de Bom Princípio.

Conforme o coordenador de Assistência Social do município, Robson Ferreira Guimarães, o objetivo foi capacitar conselheiros e assistentes sociais para atuarem em conjunto. “Assim não só ampliamos a rede de atendimento, como fortalecemos as duas políticas públicas ”, ressaltou. Robson, que também preside o conselho Municipal de Assistência Social, lembrou ainda que a própria crise econômica aumentou as demandas de conselheiros e assistentes. “Por isso, não dá mais para navegar nas ondas da individualidade”, completou.

Já a assessora técnica do DAS para a Amvarc, Carla Magali Capitanio, contou que o encontro em Bom Princípio foi formatado de modo que, primeiro, conselheiros e assistentes sociais pudessem conhecer o trabalho uns dos outros. Para, em seguida, haver uma troca de experiências de cada município e uma capacitação para que se elaborassem ações conjuntas. Carla ressaltou que essa era uma demanda latente há algum tempo na região, “já que em muitos municípios os Conselhos Tutelares já são vinculados aos departamentos de Assistência Social”.

A ideia é que a aproximação continue em cada município e sejam preparados novos encontros de capacitação em conjunto.

PROGRAMAÇÃO
O prefeito Fábio Persch deu as boas-vindas ao público do evento e reforçou a importância de encontros como esse para o aprimoramento no atendimento às pessoas. Isso em uma cerimônia que teve também as falas do secretário-adjunto de Desenvolvimento Social do Estado, Darci José Lauermann, e da diretora do DAS, Michele Marques.

Na parte da manhã, a programação teve a participação da Coordenadora Estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes, Maria da Graça Gomes de Paiva, que fez uma análise macro sobre a política para o setor no Estado e no País. Ela elogiou a participação no encontro também da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa Steffen. “É importante a Educação também nesse processo, já que é um setor que está inserido em muitas das demandas com as quais trabalhamos.”

Outra apresentação na primeira parte do dia foi a da conselheira tutelar a Cristiane Moreira, de Gravataí. Ela representou a Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros tutelares do Estado (Aconturs) e falou sobre a realidade, rotinas e experiências da atividade. Já a tarde foi de apresentações de experiências e realidade dos assistentes sociais, falando sobre atendimentos em Proteção Básica e de Média e Alta Complexidades.
Por último, o grupo discutiu perspectivas e desafios para um trabalho em rede.