Consulta Popular

Data de Publicação: 27 de julho de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A comunidade de Bom Princípio está sendo chamada a votar, na próxima semana, na Consulta Popular para garantir recursos no do Orçamento do Estado para o município. As prioridades para a região foram definidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí (Codevarc) e, entre os itens colocados na cédula de votação, o de interesse direto para Bom Princípio é o 3:
Ampliação reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares).
A votação vai ocorrer de terça a quinta-feira (dias 1º a 3 de agosto) e poderá ser feita nos postos de saúde do Centro e das localidades de Bela Vista, Santa Terezinha e Morro Tico-Tico, além da prefeitura. É necessário ter consigo o Título Eleitoral
VOTAÇÃO NA INTERNET
A votação é pela internet, por isso haverá um computador disponível em cada local de votação, com auxílio para quem precisar. Mas com isso a participação poderá ser também de casa ou mesmo do celular smarthphone. No entanto, também é preciso ter o Título Eleitoral à mão, já que será preciso digitar seu número.
Quem quiser tentar de casa, basta acessar o site www.vota.rs.gov.br e daí acessar a janela Cédula de Votação. O internauta então precisa escrever o nome de Bom Princípio no campo Digite o município, para ter acesso à cédula de votação.
Outro caminho é ir direto para o link: https://vota.rs.gov.br/ballot/Bom%20Princ%C3%ADpio
Atenção: só pode ser escolhido um item entre as opções para o Vale do Caí e a votação só vai funcionar de do dia 1 a 3 de agosto.
O QUE É A PARTICIPAÇÃO POPULAR
O Processo de Participação Popular para elaboração do Orçamento do Estado foi instituído em 1998, pela Lei Estadual nº 11.179. A partir daí, uma fatia dos investimentos e serviços do Orçamento passou ter seu direcionamento definido pela população. Ou seja, o governo define um “pedaço” do Orçamento a ser distribuído entre as 28 Regiões do Estado – de acordo com critérios como a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Em cada região, o respectivo Conselho de Desenvolvimento define a lista de prioridades locais que cabem no valor previsto e a população local é quem, entre essas prioridades, quais ou qual a demanda mais importante para ser executada. No caso do Vale do Caí, o valor a ser direcionado pela Consulta Popular é de R$ 1.721.428,57. Mas é preciso escolher um entre seis itens (veja abaixo), por isso é importante a participação de todos.
Confira todos os itens da cédula para o Vale do Caí
1 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Ampliação da produção orgânica regional - Projetos relacionados à Olericultura
2 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Universalizar a oferta de banda larga e internet na zona rural
3 - SAÚDE: Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares)