Calçamento em parceria entre os moradores e a prefeitura

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 15 de julho de 2017
Fotos: Castor Becker Júnior
Crédito: Castor Becker Júnior

A semana teve o início do calçamento da Rua dos Ingás, no bairro Recanto Verde, feito em parceria entre os moradores e a prefeitura. As obras ocorrem em no trecho de cerca de 200 metros da via (que começa depois da Rua das Goiabeiras), através do programa de Pavimentação Comunitária. Com isso, a prefeitura ficou responsável pela preparação do leito da rua de chão batido, com a terraplanagem, colocação do meios-fios e fornecimento de pó de brita para a obra. Já os moradores estão entrando com a contratação da empresa para execução do serviço e a compra dos bloquetos de concreto (tipo PAVS) usados no calçamento.

“Também vamos instalar a rede de água potável na lateral da via, junto ao meio-fio (na área da calçada)”, explica o secretário Municipal de Obras e Viação, Canísio Remi Backes. Atualmente, a rede passa no meio da via, o que dificultaria uma eventual manutenção sem danificar o calçamento novo. Aliás, a canalização antiga será deixada onde está, já que ao escavar o leito da via, a máquina da prefeitura também prejudicaria a compactação do solo para a pavimentação. Além disso, os canos velhos não poderiam ser reutilizados depois de sua retirada.

Remi que esteve quinta-feira na obra, acompanhando o prefeito Fábio Persch, que destacou a importância da participação dos moradores. “O protagonismo é deles, que se reuniram e decidiram tocar a obra e protocolaram o pedido de parceria na prefeitura.” Junto com Fábio e Remi estavam também o vice-prefeito João Weschenfelder, o secretário de Administração e Fazenda, Tiago Backes, e o encarregado do setor de Dívida Ativa, João Kirch. Além de representantes da empresa encarregada da obra.

Fábio lembra que, nesses casos, a prefeitura entra também com o projeto técnico, a instalação de drenagem pluvial (quando for o caso), autoriza o início da obra e faz sua fiscalização. Mas são os moradores que assumem as obrigações junto à empresa contratada e também acompanham a prefeitura na fiscalização dos trabalhos.
Além da Rua dos Ingás, outra via que está prestes a ter sua obra de pavimentação Comunitária é a Avenida dos Canários.

Também em um trecho de cerca de 200 metros, a partir da Rua dos Gerâneos, já no bairro Paraíso do Vale. Ali a prefeitura já a terraplanagem e demarcou o espaço a ser calçado, faltando apenas os arremates finais na preparação do leito.