Aumenta o recurso para o transporte universitário

Fonte: Prefeitura Bom Princípio
Data de Publicação: 4 de julho de 2017

Aumenta o recurso para o transporte universitário e técnico e estudantes precisam entregar documentação até o dia 10

Estudantes de Bom Princípio beneficiados pelo auxílio transporte para cursos técnicos e universitários que ainda não encaminharam o Termo de Compromisso para a contrapartida em serviços comunitários devem fazê-lo até o dia 10 de julho (próxima segunda-feira). Eles devem informar também, no próprio documento, os dados da conta bancária para depósito do benefício.

“A Prefeitura, com o auxílio da Câmara de Vereadores, aumentou o recurso destinado ao Programa Municipal de Apoio ao Estudante no primeiro semestre. Porém, a entrega do Termo é indispensável para o estudante que quiser receber o benefício”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vanessa Steffen.

O formulário para isso está disponível no site da prefeitura – na janela Cidadão, o internauta entra em Formulários e Requerimentos e clica no quadrado à direita do título Termo de Compromisso de Trabalho Comunitário. O documento precisa ser preenchido, impresso e assinado. “Depois, a pessoa envia uma cópia digitalizada para o email jovemdefuturo@bomprincipio.rs.gov.br ou traz o original diretamente na Secretaria de Educação”, explica a coordenadora geral de Educação, Jéssica Marx.

Segundo ela, a Secretaria havia enviado por e-mail, antecipadamente, os formulários aos estudantes, mas muitas das mensagens voltaram. “Diversos endereços eletrônicos estavam desatualizados ou com problemas na caixa de entrada”.

APOIO DA CÂMARA
Com apoio da Câmara de Vereadores, a Prefeitura conseguiu mais do que dobrar o benefício inicialmente previsto aos estudantes no primeiro semestre deste ano. O repasse total será de R$ 90 mil, dos quais R$ 40 mil estão sendo pagos pelo Executivo e outros R$ 50 mil pelo Legislativo. A soma beneficia cerca de 300 alunos que, em contrapartida, devem prestar serviços comunitários no município.

O repasse da Câmara foi confirmado no dia 28 de junho (Ofício 084/2017), o que possibilitou, a partir daí, dar andamento ao benefício.

Sobre o trabalho comunitário, o prefeito Fábio Persch assinou o decreto 13/2017 dando mais prazo para o cumprimento e aumentando o leque de possibilidades da contrapartida. “Como não tivemos muitos eventos e foram reduzidas as atividades onde os estudantes pudessem ser aproveitados na primeira metade do ano, a prefeitura possibilitou que essa contrapartida em horas pudesse ser feita, por exemplo, na Festa Nacional do Moranguinho, em setembro”, ressalta a secretária municipal de Educação, Vanessa Steffen.

Outro ponto em favor dos estudantes foi que agora a participação através de grupos culturais em apresentações em apoio a eventos da prefeitura também conta pontos. “Foi uma maneira de valorizar a participação dos jovens nos próprios grupos, que são importantes para o município”, ressalta Vanessa.