Formação do Alfabetiza Tchê reforça compromisso com a alfabetização na idade certa
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 26 de agosto de 2025
Investir na formação dos professores alfabetizadores é essencial para garantir o direito de todas as crianças de aprender a ler e escrever na idade certa. Com este propósito, teve início, na quarta-feira, 20 de agosto, a Formação Municipal do Programa Alfabetiza Tchê, reunindo 21 professores dos 1º e 2º anos das redes municipal e estadual de ensino.
A formação integra as ações do Programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Estado, e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, em parceria com os municípios. Juntos, estes programas buscam fortalecer as práticas pedagógicas e melhorar os índices de alfabetização no Brasil, reconhecendo a centralidade do professor neste processo.
Em Bom Princípio, a formação será realizada em 10 encontros mensais — 5 em 2025 e 5 em 2026 — totalizando 40 horas anuais, sendo 20 horas presenciais e 20 horas online, com apoio de uma plataforma digital. A condução do processo está sob responsabilidade da professora Joseane Rockenbach, selecionada como formadora municipal por meio de edital estadual.
O primeiro encontro foi cuidadosamente planejado pela formadora, em parceria com a articuladora Grasiela Zimmer Vogt e a coordenadora Marieli Rodrigues da Silva Corrêa, promovendo um momento acolhedor, de escuta e troca de experiências.
Como símbolo de afeto e motivação, cada professora recebeu um kit de materiais pedagógicos e um chaveiro artesanal em formato de coração, feito com fios de malha. “É um gesto simples, mas cheio de significado, que representa a responsabilidade, o cuidado e a dedicação com que cada educador caminha ao lado de seus alunos”, destacou Grasiela.