Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Separar o lixo é cuidar de Bom Princípio - sua atitude faz a diferença


Secretarias: Saúde, Agricultura , Educação, Cultura e Desporto, Obras
Data de Publicação: 27 de agosto de 2025

Separar corretamente o lixo em casa é um gesto simples, mas com impacto real. Ao separar corretamente os resíduos recicláveis dos orgânicos, se reduz o volume de lixo enviado aos aterros, diminui a poluição e se evita gastos públicos desnecessários. Além disso, esta prática protege o solo, a água e o ar, e ajuda a prevenir a proliferação de doenças. A reciclagem também é uma alavanca econômica.

De acordo com dados do setor do meio ambiente, o município coleta, em média, 228 toneladas de lixo por mês, das quais aproximadamente 97 toneladas são recicláveis e 102 toneladas são orgânicas. São ainda 29 toneladas de material coletadas via Bota‑Fora, destinados ao descarte de itens volumosos como móveis e eletrodomésticos. Deste montante, apenas 27 toneladas conseguem ser recicladas, enquanto mais de 200 toneladas seguem para aterros.

Por isso, é de fundamental importância a colaboração da comunidade, pois a separação adequada dos resíduos abre caminho para a redução do volume enviado aos aterros sanitários. “Isso também diminui a poluição ambiental, prolongando a vida útil destes locais e reduzindo o custo de gestão dos resíduos — ou seja, menos lixo significa menos gastos públicos”, reitera Luiz André Steffen, responsável pelo setor do meio ambiente

 

Atenção ao Bota‑Fora: descarte consciente faz a diferença

O serviço de Bota Fora, destinado a resíduos volumosos, deve ser utilizado apenas próximo à data da coleta. O roteiro - que inicia no Centro - começa na segunda segunda-feira de cada mês. Assim, descartes antecipados podem gerar acúmulo, dificultar a limpeza urbana e comprometer a qualidade do ambiente.

“Pedimos à população que, ao utilizar o serviço de Bota Fora, faça o descarte na frente da sua própria residência e não em terrenos de terceiros ou terrenos baldios. Esta prática evita o descarte irregular, que é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública”, destaca Luiz André.

De acordo com ele, infelizmente, muitos ainda descartam lixo antes do prazo em locais inadequados — na esquina, no terreno do vizinho, num lote abandonado — e isso tem sido um sério problema. “Para que o serviço funcione corretamente, é essencial que o material só seja disponibilizado próximo à data da coleta e diretamente em frente a sua propriedade. O não cumprimento destas orientações pode acarretar multas”, revela.

“Sabemos que o sistema de coleta de resíduos de Bom Princípio ainda tem muito a evoluir — e estamos firmemente comprometidos em melhorá-lo junto com a comunidade”, complementa.

 


1.png
2.png
3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png
9.png
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Principio/RS