Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 9 de junho de 2020
Fotos: Alex Steffen
Crédito: Alex Steffen
Depois de meses de trâmites legais, o prefeito de Bom Princípio e o reitor da UCS, juntamente com os seus jurídicos, tiveram reunião que tratou da desocupação por parte da universidade do prédio que é da prefeitura de Bom Princípio. O prédio em que funcionava o Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC) foi construído pelo município todavia cedido à universidade há vários anos. Com a necessidade deste espaço para destinação à educação, para o qual foi construído o prédio, e a solicitação da comunidade para a retomada do prédio, houve um trâmite legal e também tratativas entre as partes para a ocupação do espaço pelo município de Bom Princípio.
Na segunda-feira foi realizada reunião do gabinete do prefeito Fábio Persch, com representantes da fundação da Universidade de Caxias do Sul, sendo apresentado o interesse da universidade em desocupar o prédio, todavia pedindo um prazo para o mesmo. A existência de equipamentos de grande valor e que precisam ser manuseados por técnicos vindos de fora do Brasil – que depende de viagens internacionais e agora não são realizadas – fizeram com a UCS pedisse um prazo a mais para liberar o prédio como um todo.
Nesta terça, com a presença do reitor da UCS, Professor Dr Evaldo Antonio Kuiava, foi feita visitação ao local, estando o prefeito Fábio Persch acompanhado da secretária de educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, que esteve à frente da comissão para a retomada do prédio, e também dos representantes do setor jurídico da prefeitura. Ficou acordado que, dentro de algumas semanas, o município já poderá entrar no prédio, na maioria dos setores, podendo fazer as melhorias e adequações necessárias para que o espaço seja usado para a área de educação. Nas outras áreas, onde estão os equipamentos de grande valor e que precisam de remoção por técnicos internacionais, a retirada será feita assim que possível. O município, através do seu setor jurídico, irá auxiliar nos trâmites junto ao Governo do Estado, pois a esfera estadual participou do processo de implantação do IMC.
A universidade irá realocar o IMC em Caxias do Sul e continuará atendendo as demandas regionais, como era estipulado inicialmente no projeto amplo de pesquisa e desenvolvimento de materiais. Assim, a mudança de endereço não traz prejuízo para as empresas atendidas pelo IMC, afinal, terá continuidade o projeto. Parte do mobiliário do IMC irá para o núcleo da UCS de São Sebastião do Caí, enquanto o maquinário irá para o campus de Caxias do Sul.
Quanto à destinação final do prédio, primeiramente a secretaria da educação, juntamente com os profissionais da engenharia, fará avaliação das necessidades para a adequação do prédio e quais são as possibilidades existentes. Uma vez estando totalmente de posse do município será possível implantar neste espaço, que é amplo, iniciativas em favor da educação do município.
“Ficamos felizes em poder ajustar os detalhes com a UCS, mantendo a relação amigável e de construção conjunta de um trabalho em favor da sociedade. Da forma que ficou tratado o município terá o seu prédio e a UCS manterá o IMC em funcionamento. Todos serão beneficiados. Nada se resolve de um dia para o outro, mas os avanços de hoje são muito importantes”, finaliza o prefeito Fábio Persch.