Igreja Nossa Senhora da Purificação

Área: Pontos

A Igreja Matriz, em estilo neogótico, teve sua construção iniciada em 1871, e foi dedicada à Nossa Senhora da Purificação – invocação que relembra os fatos narrados pelo Evangelista São Lucas, no capítulo 2, versículos 21-40 de seu livro. As paredes do templo foram feitas de pedra, sendo que o corpo e a torre foram concluídos antes de 1893. Os altares foram esculpidos em madeira pelo artesão Miguel Flach, e as vidraças das janelas foram importadas da Boêmia (atual República Tcheca). No ano de 1898, o templo foi solenemente consagrado ao culto divino pelo bispo de Porto Alegre. Entre 1908 e 1910, o artista Ferdinand Schlatter (natural de Lindau, Alemanha) embelezou o interior da igreja com pinturas retratando cenas bíblicas, seguindo o estilo neogótico germânico. Junto às pinturas, há trechos bíblicos, reproduzidos na língua alemã. Depois de terminada a igreja, ainda na década de 1929, chegou da Alemanha um órgão de tubos, destinado a embelezar as celebrações litúrgicas.

A Matriz de Bom Princípio constitui um verdadeiro patrimônio espiritual da imigração alemã, e, cientes desse significado, os habitantes da cidade vem promovendo diversas obras de restauração e conservação da igreja nos últimos anos.

Fotos: Castor Becker Júnior/Prefeitura