Teatro, saúde e alegria: grupo da terceira idade retoma atividades com vagas abertas
Secretarias: Saúde
Departamentos: CRAS
Data de Publicação: 11 de fevereiro de 2026
Promover o envelhecimento ativo, o bem-estar emocional e a convivência social da terceira idade é um dos grandes desafios da atualidade. Em Bom Princípio, esta proposta ganha forma por meio do Maturidade em Ação, grupo de teatro voltado a pessoas idosas e vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com produção da Dell’Arte Produções.
O grupo retomou suas atividades nesta semana e já iniciou o ano com grande entusiasmo por parte das participantes. Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, na Casa Selbach, sob orientação do professor André Assmann, e o grupo segue com vagas abertas para novos integrantes do público 50+, com inscrições diretamente no CRAS.
Mais do que uma atividade cultural, o Maturidade em Ação se consolida como um espaço de cuidado com a saúde física e mental das pessoas idosas. Por meio do teatro, o grupo estimula o movimento, a memória, a criatividade, a expressão e o fortalecimento dos vínculos sociais, contribuindo diretamente para a qualidade de vida na terceira idade.
Segundo o professor André Assmann, o retorno das aulas foi marcado por energia e envolvimento. “Voltamos com alunas muito motivadas, felizes por retomar as atividades. Já começamos o ano avaliando convites para apresentações em outros municípios, o que mostra o diferencial e a potência deste grupo, que é um projeto público e inédito na região”, destaca.
O grupo se diferencia por não ter como objetivo principal apenas a montagem de espetáculos. O teatro é utilizado como ferramenta de desenvolvimento humano, social e emocional. “O palco é um meio. O mais importante é o processo, a vivência e o impacto positivo que o teatro tem na vida das participantes e também nas pessoas que assistem aos trabalhos”, reforça o professor.
O Maturidade em Ação está aberto à comunidade e recebe novos integrantes ao longo do ano. Pessoas com 50 anos ou mais interessadas em participar podem procurar o CRAS para realizar a inscrição e conhecer a proposta, que valoriza o envelhecimento ativo, a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa.
Interessados em conhecer ou fazer parte do Grupo Maturidade em Ação são convidados a procurar o CRAS ou a visitar o grupo durante as aulas, nas tardes de quinta-feira, e descobrir o teatro como um espaço de convivência, cuidado e bem-estar.
