Novas propostas educacionais para estudantes em discussão
Secretarias: Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Data de Publicação: 23 de janeiro de 2026
Buscando ampliar oportunidades de aprendizado e qualificação para os estudantes, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo realizou uma reunião de alinhamento com o SENAI/FIERGS. O encontro foi voltado à construção de propostas educacionais e formativas, com foco no desenvolvimento integral de adolescentes e jovens.
Durante o encontro, foram discutidas propostas voltadas à formação integral dos estudantes, com foco no autoconhecimento, na descoberta de talentos e na identificação de aptidões. As ações também buscam fortalecer competências como construção de identidade, trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação assertiva.
Também esteve em pauta a possibilidade de ampliação do curso de robótica, além da oferta de novas oficinas. As iniciativas deverão ser implementadas no segundo semestre, ampliando as oportunidades de aprendizado e qualificação para os estudantes.
Participaram da reunião, pela secretaria, os coordenadores Angelo de Freitas, Grasiela Zimmer Vogt e Daiane Maldaner. Representando o SENAI/FIERGS, estiveram presentes a gerente de operações do SENAI, Michele Sarmento, o coordenador técnico de Educação do SENAI, Anderson Lemes, e a coordenadora pedagógica do SENAI, Maria Cristina Müller.
De acordo com o coordenador Angelo, investir em cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional ainda nos anos finais do Ensino Fundamental é construir uma base sólida para o futuro, permitindo que os estudantes descubram seus talentos e interesses antes mesmo das grandes decisões da vida adulta. “Além de desenvolver habilidades essenciais para o dia a dia, como saber se organizar, resolver problemas e se comunicar com clareza”. reitera ele.
Quanto à manutenção do curso de robótica, Angelo também ressalta a importância. “A decisão de manter o curso de robótica por mais um ano é um diferencial gigante, pois permite que seja aprofundado o raciocínio lógico e a criatividade em um nível muito mais avançado. Esta continuidade não só prepara para os desafios tecnológicos do amanhã, como também é o que transforma curiosidade em competência real”, enfatiza.
