Você sabia….que histórias natalinas revelam costumes diferentes do nosso passado?
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 24 de dezembro de 2025
Atualmente, o Natal e as festas de final de ano seguem um ritmo acelerado de compras e festividades, em que o consumo por vezes assume o protagonismo. Mas nem sempre foi assim. A obra Histórias Natalinas, coletânea de textos publicados, em 1998, pela Prefeitura de Bom Princípio, revela detalhes do cotidiano de gerações passadas.
Trazemos alguns destes relatos: “Em meados de outubro, quando os vaga-lumes começavam a piscar, dando um encantamento todo especial às noites, mamãe dizia: ‘Crianças, o Natal está próximo, faltam dois meses.’
Em novembro, quando à tardinha o céu ficava de um colorido todo especial, vovó recomendava: ‘Christkindchen está colorindo os doces de Natal. A partir de agora, procurem obedecer os mais velhos, fazer suas tarefas com entusiasmo e preparar o coração para a chegada do Menino Jesus.’ Relator: Wilibaldo Steffen. Redator: Álvaro Torres.
“O jumento, como era o responsável por trazer o Papai Noel até nós, lhe deixávamos pasto. Por incrível que pareça, ele sempre vinha comê-lo, não deixando nenhum resto. O “velhinho”, Papai Noel, era o máximo para nós, mas havia alguma coisa nele que sempre nos assustava muito: a vara que carregava consigo. Sabíamos que, quando não nos comportamos, ele via tudo, e poderíamos muito bem levar umas “varadas”. Relator: Inácio Darcy Flach. Redator: Rejane Flach.
“No dia do Natal a família se reunia para ir à Igreja, tendo que caminhar em torno de uma hora para chegar ao destino. Ganhávamos roupas e sapatos do Papai Noel, que sempre passava nas casas à tardinha, antes de irmos à missa, que iniciava à meia-noite e durava em torno de três horas. Lembra que o Christkindchen era uma mulher, vestida de branco que vinha num burrinho, carregando presentes e tocando uma sineta”. Relator: Lauro José Henz. Redator: Janaína Ott.
Os relatos demonstram que o Natal era uma festividade simples, carregada de simplicidade, religiosidade e momentos vividos em família e na comunidade.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Bom-principiense, atenção ao IPVA 2026!
Você sabia….que histórias natalinas revelam costumes diferentes do nosso passado?
Bom Princípio se consolida como referência regional com início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio
