Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Bom Princípio se consolida como referência regional com início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio


Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 22 de dezembro de 2025

No início do mês de dezembro, o município de Bom Princípio deu mais um passo importante na área da saúde. O município se consolidou como referência regional com o início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio.

A partir da implantação da especialidade, o hospital passa a atender pacientes encaminhados via regulação de diversos municípios do Vale do Caí, Região das Hortênsias e da Serra. Os atendimentos são 100% SUS, sem custos aos usuários.

O Hospital São Pedro Canísio assume, assim, o papel de referência regional em otorrinolaringologia. O que garante continuidade do cuidado por meio de consultas especializadas, exames, reconsultas e, quando indicado, cirurgias de média complexidade. O início dos atendimentos foi viabilizado após a assinatura de convênio e a formalização de parceria com a Clínica Otosul, responsável pela indicação dos profissionais que atuam na especialidade.

O avanço reforça o protagonismo de Bom Princípio na rede regional de saúde. Também evidencia o compromisso do município e do Hospital São Pedro Canísio com a ampliação do acesso e a qualificação dos serviços públicos de saúde.

 

Implantação de especialidade aproxima o atendimento e qualifica a saúde regional

A implantação da especialidade de otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio evidencia dados importantes relacionados tanto ao custo quanto à necessidade de ampliação dos atendimentos especializados na região. Neste contexto, o município de Bom Princípio assinou, em 29 de outubro, convênio com o Governo do Estado para a implantação de centros de referência em saúde,com o Assistir (Programa de Incentivos Hospitalares), fortalecendo a rede regional de atendimento.

Conforme destaca o prefeito Vasco Brandt, a iniciativa contribui para demonstrar às autoridades estaduais a importância de ampliar os serviços de referência, especialmente em especialidades de alta demanda, como a otorrinolaringologia. “Atualmente, percorremos cerca de 25 mil quilômetros por mês com a frota do município para transportar pacientes a outras cidades. Quando a especialidade passa a ser ofertada aqui, garantimos mais comodidade aos pacientes e economia para todos os municípios envolvidos”, pontua.

Com a consolidação da referência, o prefeito reforça que o trabalho segue avançando na busca por novas especialidades. “Levamos esta realidade ao conhecimento da Secretaria Estadual da Saúde, por meio de audiência, apresentando ao Estado a demanda existente nos municípios. O objetivo é ampliar ainda mais os serviços especializados e fortalecer a regionalização da saúde”, completa.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Rejane Schlindwein Eglior, destaca que a pactuação realizada possibilita o acesso dos munícipes a uma primeira especialidade por meio do Programa Assistir, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo ela, a iniciativa evidencia a relevância da gestão pública em ampliar a oferta de serviços com qualidade e mais próximos da residência dos usuários.

Rejane ressalta ainda que o trabalho seguirá de forma contínua na busca por novas habilitações. “Seremos incansáveis em avançar na ampliação das especialidades. Este é um compromisso da gestão pública: fomentar os serviços de saúde, garantindo qualidade no atendimento e aproximando cada vez mais os serviços da população”, afirma.


Post instagram dia do otorrino saúde colorido branco e laranja (3).png
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Principio/RS