Bom Princípio se consolida como referência regional com início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 22 de dezembro de 2025
No início do mês de dezembro, o município de Bom Princípio deu mais um passo importante na área da saúde. O município se consolidou como referência regional com o início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio.
A partir da implantação da especialidade, o hospital passa a atender pacientes encaminhados via regulação de diversos municípios do Vale do Caí, Região das Hortênsias e da Serra. Os atendimentos são 100% SUS, sem custos aos usuários.
O Hospital São Pedro Canísio assume, assim, o papel de referência regional em otorrinolaringologia. O que garante continuidade do cuidado por meio de consultas especializadas, exames, reconsultas e, quando indicado, cirurgias de média complexidade. O início dos atendimentos foi viabilizado após a assinatura de convênio e a formalização de parceria com a Clínica Otosul, responsável pela indicação dos profissionais que atuam na especialidade.
O avanço reforça o protagonismo de Bom Princípio na rede regional de saúde. Também evidencia o compromisso do município e do Hospital São Pedro Canísio com a ampliação do acesso e a qualificação dos serviços públicos de saúde.
Implantação de especialidade aproxima o atendimento e qualifica a saúde regional
A implantação da especialidade de otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio evidencia dados importantes relacionados tanto ao custo quanto à necessidade de ampliação dos atendimentos especializados na região. Neste contexto, o município de Bom Princípio assinou, em 29 de outubro, convênio com o Governo do Estado para a implantação de centros de referência em saúde,com o Assistir (Programa de Incentivos Hospitalares), fortalecendo a rede regional de atendimento.
Conforme destaca o prefeito Vasco Brandt, a iniciativa contribui para demonstrar às autoridades estaduais a importância de ampliar os serviços de referência, especialmente em especialidades de alta demanda, como a otorrinolaringologia. “Atualmente, percorremos cerca de 25 mil quilômetros por mês com a frota do município para transportar pacientes a outras cidades. Quando a especialidade passa a ser ofertada aqui, garantimos mais comodidade aos pacientes e economia para todos os municípios envolvidos”, pontua.
Com a consolidação da referência, o prefeito reforça que o trabalho segue avançando na busca por novas especialidades. “Levamos esta realidade ao conhecimento da Secretaria Estadual da Saúde, por meio de audiência, apresentando ao Estado a demanda existente nos municípios. O objetivo é ampliar ainda mais os serviços especializados e fortalecer a regionalização da saúde”, completa.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Rejane Schlindwein Eglior, destaca que a pactuação realizada possibilita o acesso dos munícipes a uma primeira especialidade por meio do Programa Assistir, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo ela, a iniciativa evidencia a relevância da gestão pública em ampliar a oferta de serviços com qualidade e mais próximos da residência dos usuários.
Rejane ressalta ainda que o trabalho seguirá de forma contínua na busca por novas habilitações. “Seremos incansáveis em avançar na ampliação das especialidades. Este é um compromisso da gestão pública: fomentar os serviços de saúde, garantindo qualidade no atendimento e aproximando cada vez mais os serviços da população”, afirma.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Bom Princípio se consolida como referência regional com início dos atendimentos em otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio
PIM retoma atividades e consolida um ano de ações voltadas à infância e às famílias
Atenção estudantes: aberto o prazo para envio da frequência do 2º semestre
