Ação rápida garante restabelecimento de serviços após temporal em Santa Teresinha
Secretarias: Obras
Data de Publicação: 17 de dezembro de 2025
O forte temporal registrado na tarde de segunda-feira provocou a queda de uma árvore e de poste de energia elétrica em Santa Teresinha, no Loteamento John, na rua Afonso John. Fato que causou transtornos no fornecimento de energia, água e comunicação. A ocorrência, no entanto, é resultado de uma situação que vinha sendo acompanhada e alertada há mais de um ano.
Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, Paulo Portinho, desde então vinham sendo feitos pedidos recorrentes de moradores para o desligamento da rede elétrica, a fim de possibilitar a poda de árvores que estavam encostando na fiação, especialmente nas proximidades da ponte. O desligamento, porém, não foi autorizado, o que impediu a realização do serviço preventivo.
Nesta segunda, com a força do vento e da chuva, a árvore caiu, atingindo a rede elétrica e derrubando um poste. Diante da situação, a Defesa Civil entrou em ação, determinando a contratação de forma emergencial da empresa Rosa Sul, para a realização dos serviços com segurança. O serviço foi realizado com o acompanhamento técnico do engenheiro florestal, Johannes Angellus.
Além da poda, foram substituídos quatro postes de madeira por estruturas de concreto, com instalação de cabos novos e reforçados, deixando a rede elétrica mais segura. Com isso, não será mais necessário realizar novos desligamentos para poda naquela via. A limpeza dos galhos e resíduos resultantes do serviço está sendo feita por moradores e pela Prefeitura, incluindo a retirada de materiais antigos e de tudo o que estiver próximo ao arroio. A municipalidade também irá reinstalar a iluminação pública no local.
“Graças à atuação conjunta e emergencial, os serviços essenciais começaram a ser restabelecidos em menos de 24 horas. A energia elétrica e o abastecimento de água já foram normalizados, e as empresas de internet estão no local realizando a reinstalação dos cabos, etapa que depende exclusivamente das operadoras”, explica Portinho.
A Prefeitura destaca que, apesar dos transtornos, a resposta foi rápida e técnica, priorizando a segurança da população e buscando soluções definitivas para evitar novos problemas no futuro.
