Evento de capoeira marca graduação de alunos no município
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 16 de dezembro de 2025
Ao som do berimbau e sob o olhar atento de familiares, Bom Princípio viveu no sábado passado, dia 13, um momento especial de celebração e superação. A Troca de Cordas do grupo de capoeira marcou a graduação de aproximadamente 100 alunos, em um encontro carregado de emoção, orgulho e sentimento de conquista.
Mais do que a mudança de corda, a Troca de Cordas simboliza esforço, disciplina, superação e comprometimento. A capoeira, além de manifestação cultural e esportiva, cumpre um importante papel social. Prioriza a formação integral do indivíduo e trabalha valores como respeito, responsabilidade, disciplina e a construção de um projeto de vida, especialmente para crianças e jovens.
Durante o evento, ficou nítido o impacto positivo da capoeira na comunidade, promovendo inclusão social, fortalecendo vínculos e oferecendo um caminho saudável para o desenvolvimento físico, emocional e social. A prática contribui diretamente para o aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da agilidade e da consciência corporal, além de estimular a concentração, a memória e o aprendizado.
O trabalho desenvolvido em Bom Princípio é conduzido pelo mestre Fabrício Luft Ferraes, o Mestre Mondongo. E esta dedicação ao longo dos anos, segundo o grupo, tem sido fundamental para a formação dos alunos e para a continuidade da capoeira no município. Sua atuação reflete o espírito da capoeira como uma arte transmitida de geração em geração, carregada de história, ancestralidade, resistência e pertencimento.
Segundo integrantes do grupo, a capoeira vai além do treino e da roda: ela constrói amizades, cria laços e forma uma verdadeira família. O Grupo Berimbau Tchê é exemplo desta união, fortalecida pela parceria, pelo respeito e pela energia compartilhada em cada encontro.
As aulas do projeto
As aulas de capoeira em Bom Princípio acontecem no Centro, nas segundas e quintas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 14h. Além disso, as atividades também são desenvolvidas em outros bairros, como Morro Tico-Tico, Piedade e Bela Vista, ampliando o acesso à prática e fortalecendo seu papel social.
