Campanha “Não Maquie, Denuncie” reforça combate à violência contra as mulheres
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 12 de dezembro de 2025
Compartilhe, apoie, denuncie — participe da campanha: Não Maquie, Denuncie.” Com este chamado, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria da Mulher reforçam o compromisso de ampliar a proteção às mulheres e combater todas as formas de violência.
Lançada em 3 de dezembro, a campanha “Não Maquie, Denuncie” traz um alerta necessário: a violência não deve ser escondida — deve ser enfrentada. A iniciativa busca conscientizar a sociedade gaúcha, fortalecer o acolhimento às vítimas e incentivar a denúncia como ferramenta essencial de prevenção e interrupção do ciclo de agressões.
Como forma de ampliar o alcance da mensagem, a campanha conta com vídeos informativos que abordam os diferentes tipos de violência, orientam sobre como buscar ajuda e apresentam alertas práticos de proteção e denúncia. O objetivo é mobilizar a população e garantir que mais mulheres reconheçam sinais de violência e saibam aonde recorrer.
A orientação é clara: caso você sofra ou presencie qualquer situação de violência, utilize os canais oficiais:
📞 Emergência: 190
📞 Denúncia: 181
Acolher salva vidas. Denunciar salva vidas.
A campanha reforça o compromisso do Estado em proteger as mulheres e promover uma sociedade mais justa, segura e consciente. 💜
