Você sabia?
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 4 de dezembro de 2025
Bom Princípio possui uma coleção de livros com histórias narradas pelos próprios moradores?
Hoje nossas histórias circulam pelas redes sociais, mas alguns importantes capítulos da trajetória das pessoas de nossa cidade já foram registrados e publicados em livros.
Entre 1998 e 2002, foram lançados quatro pequenos livretos construídos a partir de histórias escritas e narradas por conterrâneos desta terra.
Através do projeto “Bom Princípio – Uma História Viva”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, foram realizados concursos de textos de memórias produzidos por estudantes das escolas locais e também por munícipes adultos — alguns já idosos na época, compartilhando lembranças preciosas.
As obras são:
📘 Histórias Natalinas (1998)
📗 Kerb in Winterschneiss (1999)
📙 Die Schul in Winterschneiss (1999)
📕 Profissões de Antigamente (2002)
Cada um dos livros reúne relatos riquíssimos, que permitem conhecer detalhes da vida cotidiana dos moradores em diferentes épocas, registrando de forma única costumes, tradições e episódios marcados por saudade e nostalgia.
As obras estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, assim como nas bibliotecas escolares do município. Uma ótima oportunidade para embarcar na leitura de histórias fascinantes do nosso passado.
