Monitoramento reforçado: sistema automatizado é instalado no Arroio Forromeco
Secretarias: Gabinete do Prefeito, Obras
Data de Publicação: 3 de dezembro de 2025
O município deu mais um passo importante para fortalecer a segurança hídrica e o monitoramento dos níveis dos rios. Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Estado, com financiamento federal e sem custo para o município, instalou uma nova estação hidrometeorológica no Arroio Forromeco, na ponte do Bom Fim Baixo.
A ação já estava prevista no cronograma do órgão - entretanto, o coordenador da Defesa Civil do município só recebeu a confirmação da realização dos trabalhos na noite anterior. A iniciativa reforça o sistema de acompanhamento dos níveis da água, ampliando a segurança hídrica da população.
A tecnologia instalada é capaz de coletar dados essenciais, como o nível do arroio, volume de chuva, pressão atmosférica, temperatura, velocidade do vento e demais informações ambientais. Um pluviômetro no topo da estrutura mede com precisão a quantidade de chuva; sensores projetados sobre o curso d’água monitoram o nível do arroio em tempo real. A estação também contará com uma câmera que permitirá a visualização do local e do comportamento do rio, auxiliando a Defesa Civil em análises mais completas.
O equipamento possui comunicação via rádio e por satélite, garantindo redundância e continuidade no envio das informações, mesmo em situações climáticas adversas. A nova estação integra uma rede nacional de monitoramento, fortalecendo a precisão dos dados e agilizando a emissão de alertas.
A instalação no Arroio Forromeco complementa o sistema já existente na ponte do Rio Caí, em Bela Vista, implantado em agosto. "Estamos agora na segunda etapa da instalação do sistema, aqui na ponte do Forromeco, no Centro. A escolha deste ponto é estratégica: precisamos captar o maior número possível de informações dos afluentes para somar aos dados do Rio Caí. Esta somatória é fundamental para entendermos o comportamento do rio e anteciparmos alertas”, explica Portinho.
“Sabemos que a intervenção traz transtornos momentâneos, mas é uma ação necessária e feita para o bem de todos. Com estas informações, conseguimos preparar a população com mais antecedência e evitar que alguém seja surpreendido por uma enchente”. reitera. Com dispositivos avançados de medição e transmissão de dados, o município amplia sua capacidade de prevenção, gestão de riscos e proteção da comunidade diante de eventos hidrológicos.
No dia da execução da obra, a área foi devidamente sinalizada com placa de interdição e cones, porém a sinalização foi retirada por terceiros. Além disso, as empresas localizadas no entorno foram avisadas pessoalmente pelo coordenador da Defesa Civil, Paulo Portinho.”
