São Pedro Canísio é referência em Otorrinolaringologia
Secretarias: Saúde, Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 29 de outubro de 2025
Hospital de Bom Princípio agora é referência em Otorrinolaringologia, oferecendo atendimento mais próximo da população e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes e familiares. A iniciativa integra o Programa Assistir, que habilitou 62 novos serviços em todo o Estado
O Hospital São Pedro Canísio, de Bom Princípio, alcança um importante marco na saúde regional. Agora, ele é referência em Otorrinolaringologia no Rio Grande do Sul, para municípios da Macro Serra. A assinatura do termo de habilitação ocorreu nesta quarta-feira, 29, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, reforçando a presença do município no cenário estadual de saúde especializada.
A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito Vasco Brandt, da secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Rejane Schlindwein Eglior. Representando o hospital, participaram da audiência a coordenadora administrativa, Margarete Kaspary, a enfermeira Sabrina Schvade e a auxiliar administrativa, Jeovana Veit.
Ainda não há previsão para o início dos atendimentos, uma vez que a portaria foi publicada hoje e o hospital terá um período para alinhamento com o Sistema Estadual de Regulação.
Prefeito Vasco e secretária destacam importância da conquista
O prefeito Vasco Brandt destacou a habilitação do Hospital São Pedro Canísio como referência em Otorrinolaringologia como uma grande conquista para Bom Princípio e para toda a região do Vale do Caí. Segundo ele, o reconhecimento é resultado de um trabalho conjunto entre os municípios e o Governo do Estado, iniciado ainda no começo do ano.
O prefeito lembrou que a reunião que deu origem à mudança foi provocada por Bom Princípio, reunindo prefeitos da região com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para apresentar as dificuldades enfrentadas pelos municípios. “Mostramos à secretária a realidade da saúde na nossa região. Os municípios estavam sobrecarregados, comprando mais veículos, contratando motoristas, enfrentando altos custos e riscos nas estradas para levar pacientes a outros centros, como Guaporé, que era nossa referência em otorrinolaringologia”, explicou o prefeito. “No início do mandato, corremos atrás e firmamos o convênio com Guaporé, começando a levar nossos pacientes para lá. Agora, com a nova referência aqui, isso vai mudar: as pessoas poderão consultar e operar no nosso próprio hospital, sem tantas viagens”, acrescentou.
De acordo com Vasco, a nova habilitação não retira serviços de outros hospitais, mas reduz o tempo de espera e o deslocamento dos pacientes, garantindo mais agilidade e proximidade no atendimento. “Esta conquista significa tirar pessoas da fila. Com o hospital de Bom Princípio habilitado, o atendimento será mais rápido e próximo de casa. Saúde é prioridade — quando ela não vai bem, nada mais funciona direito”, afirmou.
Para o prefeito, a habilitação representa um passo importante na descentralização dos serviços de saúde e reforça o papel de Bom Princípio como polo regional. “Esta é uma conquista construída em parceria entre o município, o Hospital São Pedro Canísio e o Governo do Estado. Reforçamos também, junto a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, nosso pedido para trazer mais referências para o hospital — que é moderno e conta com ótima localização. Queremos ampliar o atendimento especializado, para que cada vez mais pessoas possam se tratar com qualidade e perto de casa”, acrescentou.
Além do prefeito, a secretária Rejane Schlindwein Eglior também destacou a importância da conquista. “A habilitação do serviço de Otorrinolaringologia no Hospital São Pedro Canísio aproxima o atendimento das necessidades dos nossos pacientes. Esta conquista traz uma grande mudança: não será mais necessário deslocar crianças e familiares até Guaporé, nossa referência atual. Todas as ações são planejadas e implementadas com o objetivo de garantir mais acesso, mais cirurgias e atendimento especializado, especialmente em regiões com vazios assistenciais, sempre mais próximo de casa para a população”, reitera a secretária.
“Nosso objetivo para o próximo ano é avançar com mais dois ambulatórios do programa Assistir no Hospital São Pedro Canísio, um de Oftalmologia e outro de Traumato/Ortopedia, ampliando ainda mais a oferta de consultas e cirurgias especializadas”, projeta.
Investimentos e ampliação de serviços em saúde no RS
O Governo do Rio Grande do Sul tem intensificado os recursos destinados à saúde pública, reforçando a rede de atendimento especializado em todo o Estado. Nesta manhã, anunciou a criação de 62 novos ambulatórios especializados dentro do Programa Assistir RS, iniciativa do SUS Gaúcho voltada à ampliação da oferta de serviços de referência em saúde. O investimento total é de R$ 56,1 milhões, dos quais R$ 14 milhões serão destinados ainda neste ano e o valor restante em 2026. A iniciativa busca fortalecer o atendimento hospitalar e facilitar o acesso da população a consultas e cirurgias especializadas, especialmente em regiões com vazios assistenciais.
