Município amplia espaços de acolhimento com salas sensoriais para a Educação Especial
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 22 de outubro de 2025
Uma nova sala foi entregue à Escola São José, com recursos do programa Escola em Tempo Integral, enquanto outra foi realocada da Festa do Moranguinho para a Escola “12 de Maio”. Estes espaços oferecem ambientes acolhedores e adaptados para atender alunos com diferentes necessidades, reforçando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade.
Inclusão que realmente transforma! Bom Princípio reafirma seu compromisso com a Educação Especial ao instalar duas salas sensoriais em escolas da rede municipal. Uma sala nova foi entregue na Escola São José, enquanto outra, realocada da Festa do Moranguinho, ganhou novo espaço na Escola “12 de Maio”. Estes ambientes foram cuidadosamente planejados para proporcionar acolhimento, conforto e cuidado aos alunos com diferentes necessidades, promovendo um espaço seguro, tranquilo e estimulante, fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento de cada estudante.
Este segundo container foi adquirido com recursos do programa Escola em Tempo Integral, uma vez que a São José possui duas turmas vinculadas ao programa, com alunos que permanecem o dia todo na escola. O investimento inicial, proveniente do governo federal, foi destinado à estrutura física do container. Já os equipamentos complementares, como ar-condicionado e materiais necessários, estão sendo adquiridos pela Secretaria de Educação, Escola e Prefeitura, com recursos de diversas fontes.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Rhoden, apontou como fundamental o investimento. “Estamos muito felizes por fazer a entrega de duas salas sensoriais para as duas escolas. Iniciamos hoje, então, nas duas maiores escolas do município — na São José e depois na “12 de Maio” — demonstrando o carinho, o cuidado e a nossa atenção que nós temos com estas crianças”, ressaltou.
A coordenadora Daiane Maldaner, também celebrou a conquista.
“A Escola São José conta com 18 turmas, sendo duas em tempo integral, e esta sala vem para atender os alunos atípicos com maior qualidade, reiterou.
Da mesma forma, a coordenadora da Educação Especial, Marieli Rodrigues da Silva Corrêa, comemorou a instalação de mais uma sala sensorial. “Para a Educação Especial é uma grande alegria estarmos recebendo mais uma sala de acomodação sensorial. Tenho certeza que, para o desenvolvimento e o bom andamento das aulas destes alunos, é mais uma grande conquista para Bom Princípio”, ressaltou.
Já a sala sensorial utilizada durante a última edição da Festa do Moranguinho ganhou destino definitivo. Ela foi instalada na Escola “12 de Maio”. A realocação garante que o espaço siga cumprindo sua função de acolhimento, agora de forma permanente, ampliando o alcance do projeto na rede municipal.
Com estas entregas, o município reafirma seu compromisso com uma educação mais acessível, humana e respeitosa. O que garante que cada aluno seja acolhido em suas particularidades e tenha o suporte necessário para aprender e se desenvolver com dignidade.
Diretoras destacam a importância da instalação das salas sensoriais
A instalação das salas sensoriais nas escolas São José e “12 de Maio” foi recebida com entusiasmo pelas equipes diretivas. As gestoras destacam o impacto positivo destes espaços na rotina escolar e no atendimento às necessidades específicas dos alunos.
Na Escola São José, a diretora Ester Lúcia Bogorni Arnhold ressaltou que a chegada da sala representa um avanço significativo na promoção do bem-estar e no fortalecimento da educação inclusiva. “O recebimento de uma sala sensorial na Escola São José é de extrema importância, especialmente considerando a presença de crianças com necessidades especiais. Este ambiente proporciona estímulos controlados e direcionados que favorecem o desenvolvimento cognitivo, emocional e sensório-motor dos alunos, contribuindo para a redução da ansiedade, melhora da concentração e estímulo à comunicação”, destacou.
“Além disso, a sala sensorial promove a inclusão, respeitando as individualidades de cada criança e oferecendo um espaço seguro e acolhedor, onde elas podem explorar seus sentidos e se expressar de forma livre e positiva. Trata-se de uma ferramenta pedagógica valiosa que fortalece o compromisso do município de Bom Princípio com a educação inclusiva e o bem-estar de todos os seus estudantes”, acrescentou.
Na Escola “12 de Maio”, a diretora Joana Fritzen também destacou a importância do novo espaço, agora integrado de forma permanente à rotina escolar. “Estamos muito felizes em poder contar com este novo espaço em nossa escola para atender com mais qualidade a todos os alunos, de acordo com as suas necessidades”, enfatizou.
“Esta sala oferece um ambiente tranquilo e acolhedor, onde os alunos podem se sentir mais calmos e tranquilos, aliviando o estresse e contribuindo com a autorregulação emocional. Neste ambiente, os estímulos sensoriais estarão regulados — menos ruídos, menos estímulos visuais e táteis — o que reduz a sobrecarga sensorial”, reforçou.


PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Município amplia espaços de acolhimento com salas sensoriais para a Educação Especial

Capacitação fortalece atuação dos conselheiros e agentes de saúde

Outubro Rosa: Autocuidado é abraçar sua essência — isso também é Saúde Mental
