Capacitação fortalece atuação dos conselheiros e agentes de saúde
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 21 de outubro de 2025
Com o objetivo de qualificar a atuação dos conselhos municipais de saúde e fortalecer o papel dos agentes comunitários de saúde (ACS), o município promoveu uma formação nesta terça-feira, 21. O encontro contou com a presença de membros do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) e reuniu 31 participantes, entre conselheiros e agentes.
A capacitação teve como foco principal o empoderamento dos participantes para o controle social no SUS, ampliando sua compreensão sobre as decisões que envolvem as políticas públicas de saúde no território. De acordo com a farmacêutica e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula Schmitz, foi um importante momento de formação com a presença do Conselho Estadual de Saúde.
“O encontro foi direcionado aos conselheiros e aos agentes, promovendo trocas, esclarecimento de dúvidas e reforçando o papel de cada um na representação da comunidade. O intuito é que todos estejam apropriados quanto ao seu papel e responsabilidades”, destacou.
Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais para a prática da participação social em saúde, entre eles: legislação de base do SUS; papel dos conselhos de saúde e das conferências; atribuições dos conselheiros; estrutura e funcionamento dos conselhos; comunicação e mobilização social; e controle social e participação popular.
A importância do papel dos agentes comunitários
Ana Paula destacou ainda o papel estratégico dos agentes comunitários de saúde na divulgação do conselho e na mobilização junto às comunidades. “Queremos que os agentes sejam parceiros também neste processo, levando às famílias, durante as visitas, informações sobre os conselhos e incentivando a participação da população neste espaço legítimo de diálogo e fiscalização”, afirmou.
O encontro foi avaliado de forma positiva pelos participantes e evidenciou a importância de ampliar o conhecimento e fortalecer os espaços de escuta e decisão da saúde pública. A presidente também anunciou o interesse em promover um novo encontro com o conselho estadual, desta vez com foco nos instrumentos de gestão do SUS, dada a relevância dos temas debatidos e o envolvimento dos presentes.




PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Capacitação fortalece atuação dos conselheiros e agentes de saúde

Outubro Rosa: Autocuidado é abraçar sua essência — isso também é Saúde Mental

Secretaria de Saúde investe em novos equipamentos para qualificar o atendimento à população
