Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 16 de julho de 2025
Após dois dias de intensa programação, a Mostra MIP 2025 realizou, na tarde desta quarta-feira, 16, a cerimônia de premiação dos projetos dos anos iniciais da rede municipal de ensino. A etapa contemplou os trabalhos desenvolvidos por estudantes do Jardim B ao 5º ano, encerrando com brilho um ciclo marcado por muita dedicação, criatividade e troca de conhecimento.
Durante o evento, a comunidade escolar participou ativamente das visitações e teve a oportunidade de prestigiar o resultado de um trabalho coletivo entre alunos, professores e famílias. A cerimônia, realizada no Centro de Eventos, marcou o encerramento da primeira etapa da mostra e foi um momento especial de reconhecimento ao esforço, à dedicação e à criatividade dos pequenos pesquisadores da rede municipal de ensino. Com temas variados e construções coletivas realizadas ao longo do semestre, os 47 trabalhos apresentados mostraram o potencial transformador da pesquisa na educação básica.
🏅 Premiados da Mostra MIP 2025 – Anos Iniciais - Jardim A ao 5º ano
📘 Categoria A – Educação Infantil (Jardim B)
🥇 1º lugar: Tem pitangas no jardim da escola
👩🏫 Prof.ª orientadora: Leonice Lucia Ludwig Pittelkov
🏫 Escola: EMEF José de Anchieta
📍 Credenciado para: Mostratec Júnior
🥈 2º lugar: Abelhas sem ferrão
👩🏫 Prof.ª orientadora: Jaqueline Froihlich de Aguiar
🏫 Escola: EMEF Albino Davi Hartmann
🥉 3º lugar: Dinheiro: por quê?
👩🏫 Prof.ª orientadora: Daniela John
🏫 Escola: EMEF São Marcos
📗 Categoria B – 1º ao 3º ano
🥇 1º lugar: Eu quero saber... Por que água é vida?
👩🏫 Prof.ª orientadora: Fernanda Flores de Freitas
🏫 Escola: EMEF Pio XII
📍 Credenciado para: Mostratec Júnior
🥈 2º lugar: Corpo em movimento: um hábito para a saúde e divertimento
👩🏫 Prof.ª orientadora: Rafaela Gisch Schmitz
🏫 Escola: EMEF “12 de Maio”
📍 Credenciado para: Mostra IFRS
🥉 3º lugar: Girou, girou... E nada derramou!
👩🏫 Prof.ª orientadora: Simoni Beatriz Ost Caspary
🏫 Escola: EMEF Nossa Senhora da Piedade
📍 Credenciado para: Mostra Capital do Saber
📕 Categoria C – 4º e 5º ano
🥇 1º lugar: Ao dançar dá para se curar?
👩🏫 Prof.ª orientadora: Maria Angélica Steffen de Castro
🏫 Escola: EMEF José de Anchieta
📍 Credenciado para: Mostratec Júnior
🥈 2º lugar: A inteligência artificial chegou: IA agora?
👨🏫 Prof. orientador: Carlos Eduardo Stroher
🏫 Escola: EMEF São José
📍 Credenciado para: Mostra IFRS
🥉 3º lugar: Recolorindo o mundo: pequenas ações, grandes impactos
👩🏫 Prof.ª orientadora: Grasiela Nienov Klering
🏫 Escola: EMEF “12 de Maio”
📍 Credenciado para: Mostra Capital do Saber
🏆 Prêmios Extras
🎨 Diversidade Étnico-Racial: Nossas cores, nossa história – 2º ano, EMEF 12 de Maio
🤖 Tecnologia: A inteligência artificial chegou: IA agora? – 5º ano, EMEF São José
Mais do que premiar, a Mostra MIP valoriza trajetórias de aprendizado
A cerimônia de premiação dos anos iniciais também foi um momento de reconhecimento às trajetórias que construíram esta 11ª edição da Mostra MIP. Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Zamberlan Rhoden, a mostra se consolida como um marco no calendário educacional do município.
“A cada ano, a Mostra MIP evolui e acrescenta uma página na história de Bom Princípio — uma página cheia de aprendizado, memórias e interações. É nesse espaço que colhemos os frutos plantados em sala de aula”, destacou.
Marcia também reforçou a importância da pesquisa científica desde a infância, valorizando o impacto que ela tem na formação pessoal e no desenvolvimento dos alunos. “A pesquisa é uma ferramenta fundamental para produzir conhecimento e desenvolver hipóteses. Ela estimula o pensamento crítico e criativo, preparando os estudantes para o futuro”, completou.
Já Grasiela Zimmer Vogt – coordenadora pedagógica dos anos iniciais e que integra a comissão organizadora do evento, celebrou a evolução dos trabalhos apresentados e o envolvimento das escolas no processo. “A cada ano percebemos uma evolução clara nos projetos, que exigiram dias e horas de dedicação. É visível como o amor pela pesquisa cresce com cada edição. O resultado de todo esse trabalho pôde ser visto ao longo desta semana”, afirmou.
Grasiela também agradeceu a todos os envolvidos nesta edição da Mostra MIP. “Agradecemos a participação, o envolvimento, a dedicação e a presença de todos. Cada momento foi pensado com carinho, e com a certeza de que todas as aprendizagens aqui colhidas e semeadas jamais serão esquecidas. Investir em pesquisa é fomentar a dúvida que nos leva a novos saberes”, ressaltou.
Amanhã será a vez dos anos finais
A programação segue amanhã, quinta-feira, 17, quando a comunidade poderá prestigiar os trabalhos produzidos pelos alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, também nos dois turnos — das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. Encerrando a programação da Mostra MIP 2025, a cerimônia de premiação desta etapa será realizada às 15h40, novamente no Centro de Eventos.
A Mostra MIP reafirma o compromisso de Bom Princípio com uma educação inovadora, que inspira, transforma e planta sementes para o futuro.