Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 3 de abril de 2025
Fotos: Aristelmo Júnior
Crédito: Dionéia Persch
O cuidado na primeira infância é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Secretaria de Saúde, lançou o Projeto Cuidar – Criando Laços na Educação Infantil.
A primeira formação do projeto ocorreu na segunda-feira, 31 de março, no Centro de Cultura e Eventos Pietro e Lorenzo Dessoti. O encontro reuniu profissionais da área para um momento de aprendizado e troca de experiências sobre o desenvolvimento infantil e os cuidados essenciais com bebês e crianças.
A iniciativa busca qualificar ainda mais a rede municipal de ensino, ampliando o conhecimento sobre primeiros socorros e bem-estar físico, cognitivo e emocional. O objetivo é fortalecer o cuidado desde os primeiros anos de vida, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento às crianças.
De acordo com a coordenadora pedagógica da educação infantil, Gabriela Bueno da Cruz, o cuidar é uma dimensão fundamental do dia a dia da educação infantil. “Como pedagoga, entendo que o cuidar não se limita apenas às necessidades básicas, mas também se configura como uma prática pedagógica que pode transformar cada momento em uma oportunidade de aprendizado”, enfatiza.
Conforme ela destaca, em diferentes momentos, como por exemplo, na troca de fralda ou no momento da alimentação, o professor tem a oportunidade de estimular a conversa, ou desenvolver a coordenação motora, além de criar laços afetivos. “Esta abordagem individualizada permite que o professor atenda às necessidades específicas de cada criança, promovendo um desenvolvimento integral e pessoal. Afinal, sabemos que esta visão holística e personalizada é fundamental para a educação infantil, pois prepara as crianças para o futuro”, reitera a coordenadora.
Formação e troca de experiências
Durante a atividade, foram abordadas as principais mudanças e desafios da primeira infância, com palestras e oficinas práticas sobre o cuidado diário e situações de emergência, como engasgos. Este primeiro encontro contou com a presença de profissionais da saúde, as enfermeiras Vanessa Luft, Sulamita Souza Brandão Silva, Caroline Ledur, Patrícia Denise Haupt Hauser e Rosane Gnoatto Hallal, além da fisioterapeuta Josiele Streck Donato, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os educadores.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Regina Zamberlan Rhoden, ressalta a importância do projeto para qualificar os profissionais e garantir um atendimento cada vez melhor às crianças. “A Educação, desde o início da gestão, tem demonstrado grande preocupação com os cuidados na primeira infância, principalmente com os bebês nas EMEIs. Pensamos em organizar um evento que capacitasse nossas profissionais e, para isso, buscamos parceria com a Secretaria de Saúde, que prontamente aceitou o desafio”, conta.
“Durante o encontro, foram abordados temas essenciais, como engasgos, trocas de fraldas, cuidados com febre e posturas corretas no cuidado com os pequenos. Contamos com a presença de profissionais altamente capacitadas, que trouxeram muito aprendizado”, avalia a secretária. “Ainda fizemos grupos e abrimos espaço para que as participantes pudessem esclarecer suas dúvidas, tornando o aprendizado ainda mais rico”, enfatiza. “Tudo isso foi pensado com muito carinho, sempre priorizando o cuidado, a atenção e o bem-estar das nossas crianças”, complementa.
Capacitação contínua
O Projeto Cuidar será desenvolvido no período de 2025 a 2028, com formações e um planejamento contínuo para atualização dos profissionais. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação infantil e a segurança das crianças atendidas na rede. Com a parceria entre educação e saúde, o município dá mais um passo na construção de um ambiente acolhedor e preparado para o desenvolvimento saudável dos pequenos.