Realizados 855 exames de PSA em novembro

Data de Publicação: 4 de dezembro de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

A realização de exames de PSA ao entardecer desta quarta-feira, na UBS Sede, mobilizou 325 homens, que fizeram o exame para detectar câncer de próstata. Destes, 269 também verificaram a pressão arterial e 12 fizeram o teste rápido para detectar doenças como Aids, sífilis e hepatites.

Ao todo, nos quatro postos de saúde, foram feitas 855 coletas de sangue para o exame PSA neste mês de campanha.

Com a ação de hoje, encerra-se a campanha Novembro Azul, que durante todo o mês realizou diferentes atividades para sensibilizar para o cuidado e a prevenção da saúde do homem.

E eles aderiram à campanha de forma muito positiva. “Sabe-se que os homens são menos atentos aos sinais do seu corpo que as mulheres, e eles também frequentam muito menos os consultórios médicos. Por isso, é importante oferecermos oportunidades extras e especiais para que voltem seu olhar para a sua própria saúde”, acredita Lilian Juchem, secretária municipal de Saúde e Assistência Social, agradecendo a sua equipe, que se engajou em mais uma campanha da pasta.