Agora veio o Selo Ouro

Data de Publicação: 26 de setembro de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

A semana começou festiva e com boas notícias para a população de Bom Princípio. De manhã, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, e as enfermeiras Morgana Hanauer e Caroline Ledur participaram de um ato comemorativo no auditório da Casa da Ospa, em Porto Alegre.

A cerimônia contou com as presenças do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e de representantes de 165 municípios que foram contemplados com o Selo Ouro UBS Amiga do Idoso, incluindo nosso município.
Durante a cerimônia, Eduardo leite também anunciou o investimento de R$ 42,8 milhões para a reforma e ampliação de UBSs em 161 municípios que integram a Rede Bem Cuidar RS. O valor faz parte dos R$ 99,3 milhões previstos pelo Avançar na Saúde em 2023.

A UBS do Morro Tico-Tico já havia recebido o Selo Bronze e o Prata, e agora completou os requisitos para receber o selo que reconhece definitivamente ações em prol da saúde dos idosos.

Dentre as ações preventivas em prol dos idosos, destacam-se a prevenção a doenças, a qualificação da assistência farmacêutica às pessoas idosas, o acolhimento e a implementação da avaliação multidimensional do idoso.

“Estamos muito felizes, realizados e com a certeza de que estamos no caminho certo. Temos equipes qualificadas e competentes em nossos postos de saúde, que realizam um trabalho de excelência nas UBSs. Com o esforço e dedicação de todos os profissionais, conseguimos alcançar nossas metas e realizar um trabalho sério e eficiente”, ressalta Lilian, secretária da pasta.

Para ela, esse prêmio coroa o trabalho que é realizado nos diferentes Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município. “O selo veio, agora, para a UBS do Morro Tico-Tico, mas temos um trabalho importante em todas as unidades, que trabalham preventivamente com todos os grupos. O cuidado com o idoso é amplo, porque acreditamos que é preciso agir preventivamente para que a terceira idade possa envelhecer com mais qualidade de vida e saúde”, enaltece, agradecendo especialmente a toda sua equipe, que trabalha comprometida com as metas da Secretaria.