Estudantes de Medicina fazem estágio na Atenção Básica

Data de Publicação: 23 de agosto de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

Uma parceria firmada com a UCS de Caxias do Sul vai oportunizar a realização de estágio de estudantes de Medicina nos postos de saúde do município. Pelo acordo firmado com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a Universidade cede e remunera estudantes em conclusão de curso, com o melhor desempenho acadêmico, para fazerem o estágio na Atenção Básica de Bom Princípio.

Professora de Medicina na UCS, a médica Rafaela de Moura Sartori é a preceptora do estágio na UBS Sede, onde ela trabalha dois dias por semana. “Sou a responsável pela prática do estágio rural, e acompanho tudo o que os estagiários fazem. Aqui elas realizam atendimento clínico e alguns procedimentos, como coleta de pré-câncer, curativos e sala de espera, mas eu estou sempre junto, acompanhando e supervisionando todos os passos do atendimento”, explica a médica.

“O estágio de cada grupo é sempre de quatro semanas. No momento, estão conosco as estagiárias Gabriela Mazzarollo, Giulia Dendena e Sarah Scheuer, e depois virá outro grupo. No estágio, elas também podem fazer atendimento domiciliar ou ir para as escolas, por exemplo, para conversar com os alunos sobre determinados temas ou realizar ações preventivas pelo Programa Saúde na Escola”, detalha Rafaela.

Secretária da pasta, Lilian Juchem acredita que esta parceria vem somar para a saúde da comunidade. “O trabalho das estagiárias com a preceptora vem agregar e complementar o serviço que vem sendo feito. Permite a capacitação de ambas as partes e promove uma discussão e troca de ideias entre a médica e estagiárias, o que só traz benefícios para o paciente”, diz Lilian.

Ela reitera que todo o atendimento é acompanhado de perto pela médica professora “Não há custo nenhum para o Município, e a Universidade fornece todo material necessário para o trabalho dos estagiários”, informa.