A importância de ter acompanhante nas consultas

Data de Publicação: 14 de julho de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

O acompanhamento de idosos e de pessoas dependentes em consultas médicas é muito importante para o tratamento correto do paciente. Desta forma, o médico terá acesso a todas informações sobre a pessoa, sobre sua rotina e histórico clínico. Além disso, o acompanante é essencial também para fazer com que o paciente administre as prescrições e medicações corretamente.

“Sempre acompanho a mãe nas consultas. Acho muito importante para saber o que ela precisa e ver como ela está”, disse Ademir Postay enquanto esperava a mãe, Ivonne, ser atendida hoje de manhã. Embora a senhora de 84 ainda seja muito lúcida, o filho nunca a deixa sozinha nas consultas. Ademir Poersch também acompanhou sua mãe, Maria, em consulta na UBS Sede nesta manhã de sexta-feira.

Assim como seu xará, Ademir também faz questão de sempre trazer a mãe ao posto de saúde e de acompanhaá-la na consulta. “Ela tem 76 anos e ainda faz tudo sozinha. Mas assim já fico sabendo como ela está e também vou poder explicar direitinho como ela deve tomar os remédios”, comentou o filho.

Assim como nas consultas médicas nas UBSs, é igualmente importante que idosos ou pessoas com dificuldades estejam acompanhadas quando vão com o transporte da Saúde para centros médicos em outros municípios.

Márcia Winckelmann tem apenas 51 anos e agora vai sozinha para suas consultas em Caxias. “Mas quando eu fazia quimioterapia, alguém sempre me acompanhava, para o caso de eu passar mal. Agora faço imunoterapia e estou muito bem, e só por isso vou sozinha”, disse a paciente oncológica.

Também em acompanhamento médico por causa de um câncer que surgiu há dez anos, a paciente Ivone Meneghetti Barros concorda com a Márcia. “Eu também sempre ia acompanhada quando eu fazia quimioterapia. Agora, felizmente, só preciso mais fazer exames para acompanhar, e por isso posso ir sozinha”, disse a paciente de 63 anos, enquanto aguardava a van chegar para ir a Caxias.

A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, reitera que é de suma importância as pessoas com algum tipo de dificuldade – seja física ou cognitiva – estarem acompanhadas nas consulta. “Tanto no atendimento em nossos postos de saúde, como nas consultas em hospitais de outras cidades, as pessoas com alguma dependência devem ir sempre acompanhadas, para o bem do próprio paciente”, recomenda a gestora.