Teatro da Terceira Idade emociona professores

Data de Publicação: 17 de julho de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

A formação dos professores da rede municipal nesta tarde de segunda-feira iniciou com alegria e emoção. Para abrir o evento, o Grupo de teatro Maturidade em Ação apresentou a peça Quando a Velhice Chegar, que estreou em março, na programação pelo Dia da Mulher. Mas como o grupo de teatro ganhou cinco novas integrantes de lá para cá, foi uma nova estreia. E que estreia!!!

Ansiosas e empolgadas com a sua apresentação, nos bastidores as oito senhoras se aqueciam, treinavam as suas falas, davam uma última espiada no figurino e se divertiam - ainda que um pouco nervosas - antes de surgirem no palco.

Cada qual em seu personagem, as oito atrizes mostraram que é possível fazer tudo que tiver vontade, mesmo quando a idade chegar. Eram o retrato de seus personagens, dando aula sobre como viver bem na terceira idade.

A peça contou ainda com a participação do professor e diretor do grupo, André Assmann, e com a jovem atriz... - que representa a velhice.

Aplaudidas de pé pelos professores, as senhoras eram só euforia. Dona Florentina Finger, emocionada, tomou o microfone e deu seu depoimento, falando que aprendeu a fazer teatro depois dos 80 anos, e que é a melhor coisa que aconteceu em sua vida. “Nós nos divertimos, somos amigas e nada dói, porque nós nos exercitamos. Quero deixar o convite a todos, para que quando chegarem na nossa idade, participem, façam teatro, porque a gente se sente muito bem e feliz!”, declarou espontaneamente, em nome de todas as participantes.

Acostumados a ensinar e compartilhar ensinamentos, os professores tiveram uma lição de vida com pessoas que encararam o medo e aprenderam a fazer algo totalmente novo depois dos 60, 70, 80 anos.

“É uma alegria muito grande ver este projeto dando frutos. Durante um ano insistimos nessa ideia, mesmo com apenas três ou quatro alunas. Agora, vendo a realização e felicidade dessas senhoras no palco, tenho certeza de que estamos no caminho certo, criando oportunidades para que se sintam bem, úteis, para que se exercitem física e mentalmente e sejam felizes”, se emociona a secretária Lilian, idealizadora do projeto que é mantido pela parceria com o CRAS.