Sonho realizado: Loteamento Jacobi está regularizado

Data de Publicação: 3 de junho de 2023
Crédito: Alex Steffen

Um misto de emoção com satisfação era a tônica na manhã de hoje, dia 3 de junho, no Ginásio de Esportes Padre Pedro Gregory, no Morro Tico-Tico. Os moradores e proprietários de áreas de terra no Loteamento Jacobi, até que enfim, passaram a ter em mãos os documentos que confirmavam a sua propriedade legal dos lotes que compraram. Havia quem estivesse lá há 20, 30 ou até 40 anos sem ter a documentação de sua área de terras regularizada. E o sonho se concretizou, em forma de escritura territorial, na mão dos moradores, na manhã de hoje.

Autoridades se fizeram presente ao ato valorizando o trabalho de equipe que foi iniciado em 2018, envolvendo um grande número de pessoas. Em sua fala o prefeito Fábio Persch lembrou que, já em 2012, na caminhada pela comunidade, era falado do projeto de regularização e que, a partir de 2018, isso se tornou uma possibilidade. Lembrou do envolvimento do legislativo, então sob a presidência de Adriano Artus, e das incontáveis idas e vindas do projeto de regularização entre prefeitura e registro de imóveis.

Os vereadores Adriano Artus e Gilmar Haas fizeram uso da palavra e lembraram das caminhadas em meio à comunidade em busca de assinaturas para que tudo pudesse ser feito de acordo com a lei. O topógrafo Raul Welter, representando o setor de engenharia da prefeitura, rendeu agradecimentos a todos os profissionais envolvidos, tanto de seu setor, quanto do meio ambiente e jurídico da prefeitura. Fez, contudo, um agradecimento todo especial a todos os moradores que permitiram a entrada em seus terrenos para que tudo pudesse ser demarcado dentro dos conformes. São agora 105 lotes devidamente regularizados.

O vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, lembrando dos primórdios do que hoje é um loteamento com asfalto e bem estruturado, fez referência também às pessoas que ali viveram e não puderam ter em mãos a documentação de suas áreas. Citou o crescimento da comunidade e a importância deste documento de posse das terras. Joãozinho citou ainda o esforço incansável da equipe administrativa em concluir este projeto que era, antes de mais nada, um compromisso com a comunidade.

Os moradores ali presentes esperavam atentos pelo momento da entrega da documentação, contudo, também queriam ouvir do prefeito Fábio Persch algumas palavras. E assim, se mostrando agradecido a todos que tanto trabalharam, fez um agradecimento mais do que especial à comunidade, que teve paciência em aguardar até que o sonho fosse concretizado. “Nossa gratidão a todos que acreditaram e que fizeram disso algo possível. Estamos todos muito felizes”, pontuou o prefeito lembrando dos vereadores, dos profissionais das mais diversas secretarias do município, dos profissionais do registro de imóveis e um grande número de pessoas que tornou a regularização uma realidade.

Os nomes dos proprietários foram chamados, um a um, e ali compareceram, recebendo os seus documentos e fazendo a assinatura que comprovava o recebimento. “Moramos há mais de 20 anos no loteamento e muito mudou por lá. Temos asfalto e, hoje, temos os documentos da nossa terra em mãos. Só temos a agradecer”, citou Sadi Bertollo que é um dos proprietários de áreas no loteamento Jacobi.

Através de decreto municipal ficou definido também que os moradores não teriam custo para o recebimento da documentação, tendo o município assumido os custos de todo o processo de regularização.

A ensolarada manhã de sábado, para os moradores do Loteamento Jacobi, parecia sequência de uma boa noite de sonhos realizados, afinal, agora são, de fato e direito, proprietários das áreas de terras onde vivem.