Cerimônia de muitas emoções na UBS do Morro Tico-Tico

Data de Publicação: 31 de maio de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

Foi com grande alegria e satisfação que a administração municipal entregou a obra de ampliação e reforma da UBS do Morro Tico-Tico na manhã desta terça-feira. Com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades, profissionais da saúde e comunidade em geral, a conquista foi muito comemorada e a manhã contou ainda com uma notícia surpreendente.

Feliz com a obra que praticamente duplicou o posto de saúde, Lilian Juchem, secretária municipal de Saúde e Assistência Social, agradeceu especialmente aos que investiram recursos na melhoria da estrutura física do prédio: Governo do Estado - através do programa Rede Bem Gestar - vereadores e Executivo Municipal. “A comunidade do Morro Tico-tico está crescendo muito e merece esta atenção e cuidado”, disse.

Presente no ato, a coordenadora da 5ª Coordenadoria do Estado, Solange Sonda, manifestou sua alegria pela obra e parabenizou o posto de saúde da localidade, que já recebeu o Selo Bronze e o Selo Prata. “Lanço o desafio de vocês batalharem agora pelo Selo Ouro”, dirigiu-se à equipe da Saúde.

O vice-prefeito João Weschenfelder também reiterou a importância de um prédio bem estruturado e de profissionais competentes para poder atender cada vez melhor a comunidade.

Encerrando o protocolo, o prefeito Fábio Persch destacou o trabalho e preocupação da administração municipal com a manutenção e preservação de todos os prédios públicos, que somam mais de 30. “Esta unidade de saúde atende aproximadamente 3.500 munícipes e é muito bom poder contar com uma estrutura adequada e profissionais competentes para atender este público. Muito obrigado a todos que se envolveram nesta conquista. Juntos, progredimos e avançamos”, finalizou o prefeito.

Descerrada a placa oficial, a coordenadora Solange e o coordenador da Atenção Básica da 5ª CRS, João Gauer Junior, quebraram o protocolo para dar uma ótima notícia para Bom Princípio.

"Os municípios recebem uma nota de zero a 10, e o Ministério da Saúde considera uma atenção básica de qualidade aquela que tem uma nota acima de 7. Compilamos o resultado de nossos 49 município e Bom Princípio atingiu a nota altíssima de 9,35, ficando entre os cinco melhores de toda a Coordenadoria”, anunciou, tendo sua voz abafada pelos aplausos e gritos de comemoração dos presentes.

A obra

A UBS do Morro Tico-Tico foi contemplada com o Selo Bronze do programa Rede Bem Cuidar e o município foi habilitado a uma verba de R$ 350 mil (com rendimentos R$ 384.384,84) para investir na ampliação da unidade.

Com a complementação de emendas impositivas dos vereadores Nestor Henz, Gilmar Haas (Seco) e Renato Krewer, no valor de R$ 137.610,00, e mais R$ 12.587,81 de recursos próprios, o prédio recebeu mais 120 m² e foi totalmente reformado. Agora conta com recepção maior, sala de ginecologia, amplo consultório dentário, sala de fisioterapia depósito, lavanderia e mais salas para consultas médicas e especialidades.