Casa Selbach enaltece cultura na Terra do Moranguinho

Data de Publicação: 22 de maio de 2023
Crédito: Alex Steffen

Na tarde de sábado, dia 20 de maio, a cultura de Bom Princípio foi entronizada em uma casa icônica bem no coração do centro histórico local.
A Casa Selbach, durante anos, passou coberta por tapumes, agora, é destaque à sombra da Igreja Matriz. Local onde ocorrem ensaios de corais, danças e teatro, a casa foi totalmente restaurada, tomando ares de originalidade tendo, inclusive, acessibilidade. A construção que tem mais de 100 anos, que remonta ao ano de 1919, foi não apenas um lar de uma grande família, como também, cartório, rodoviária, banco, subprefeitura, posto de combustíveis e uma enormidade de funções que nem mesmo os familiares são capazes de citar.
O Coletivo Cultural de Bom Princípio tem lugar na Casa Selbach, com agenda de atividades para praticamente todos os dias da semana. Se no sábado, dia 20, a apresentação da casa foi voltada à família Selbach e seus convidados, enaltecendo a história e a cultura, dentre em breve, haverá apresentação dos espaços amplos às entidades, às empresas e às pessoas que se envolveram com o projeto desde o seu início. O projeto de restauro da Casa Selbach é uma conquista de toda comunidade, em um trabalho realizado durante longos anos.
O dom da oratória de Luiz Selbach, que representou o clã egresso da casa, sobressaiu. Histórias que fizeram rir e chorar marcaram o discurso de Luiz, que precedeu a fala do prefeito Fábio Persch. Ambos, com ares de nostalgia, agradeceram aos que trabalharam e proporcionaram o restauro. O centro cultural, em meio à histórica Irmão Weibert, receberá atividades das mais variadas, com as Pequenas Vozes hoje se apresentaram, valorizando uma casa que foi, é e será por longas décadas uma referência para quem respira ares de fé e bons princípios.