Obesidade em crianças foi de 8,36% em 2022

Data de Publicação: 2 de maio de 2023
Crédito: Claudia comunicAtiva

As avaliações realizadas pelas nutricionistas do município no ano passado mostraram que 8,36% das crianças são consideradas obesas. Do total de 1204 crianças das escolas de educação infantil e as escolas municipais de ensino fundamental, até o 5º ano, 144 estão bem acima do peso.

O percentual de obesos no ensino fundamental foi muito maior do que entre os pequenos, da educação infantil. Enquanto que 6% das crianças das Emeis estão acima do peso, esse percentual sobe para 16% no ensino fundamental.

Conforme as nutricionistas Monique Juchem e Niviane Zimmer – que fizeram as avaliações – não entraram na estatística aqueles que estavam com sobrepeso, mas apenas os obesos. “Temos que considerar também que nem todas as crianças e nem todas as turmas exatamente foram avaliadas, mas com mais de 1.200 análises, temos uma amostragem muito realista e considerável das crianças de Bom Princípio”, acreditam.

Na semana passada iniciou novo ciclo de avaliações coordenado pelas duas nutricionistas e mais a estagiária Jeovana Veit. “A ideia é avaliar todas as crianças até agosto, e depois disso vamos chamar a atenção dos pais das crianças que estão muito acima do peso, para que levem seus filhos até a Estratégia de Saúde Familiar de sua referência para iniciar um acompanhamento nutricional”, antecipa Monique, que considera o resultado preocupante, principalmente do ensino fundamental. “O percentual ainda é abaixo da média brasileira, mas podemos melhorar esses índices”, acredita.