Bom Princípio é exemplo para o Acre

Data de Publicação: 24 de abril de 2023
Crédito: Alex Steffen

Provenientes do Acre, Diogo de Lima Sobreira, Engenheiro Agrônomo e Chefe do departamento de Produção Familiar; além de Camila Celuta Maia Pedroza, também Engenheira agrônoma e Responsável pela Cadeia Produtiva de hortaliças, estiveram em Bom Princípio na manhã de hoje conhecendo algumas propriedades rurais voltadas à agricultura familiar e orgânica.
O prefeito Fábio Persch e o secretário da Agricultura Volmir Hauser acompanharam a comitiva que contou com a presença dos representantes da Emater local, Anna Xavier e Alexandre Matusiak, e do empreendedor rural Everton Kremer, que é suplente de deputado Estadual.
A primeira visita feita foi na propriedade da família Scherer, no Passo Salseiro, sendo a recepção feita pelo jovem Ruan Carlos Scherer, de 24 anos. A explanação do jovem empreendedor rural foi clara, mostrando a importância do trabalho de sucessão no campo, assim como as possibilidades da agricultura orgânica, apresentando a realidade em uma propriedade pequena no interior gaúcho.
Posteriormente foi feita visitação à propriedade Num Paraíso, da família Steffen, sendo a recepção feita por Luiz André Steffen. Na mesma visita, o produtor, estava trabalhando no plantio de cerca de cinco mil mudas de duas diferentes variedades. Steffen falou sobre a agricultura orgânica no município fazendo o relato histórico do mesmo.
O prefeito Fábio Persch e o secretário Volmir Hauser enalteceram o trabalho nas propriedades rurais, o envolvimento da Emater, na busca de novas tecnologias e modernização, e também agradeceram a presença do empreendedor Everton Kremer. Quanto aos visitantes, prefeito e secretário falaram a importância da troca de experiências, na expectativa de que a produção de morangos de Bom Princípio possa também ser inspiração para que um projeto semelhante tenha vez no Acre, bem ao norte do Brasil.
Conforme a engenheira Camila Pedroza, no Acre a produção existente é bastante empírica, baseada na experiência, havendo ainda pouco espaço para os morangos. Todavia, há o estudo de implantar por lá essa cultura agrícola.