Conferência debateu sobre o SUS

Data de Publicação: 29 de março de 2023
Fotos: Claudia ComunicAtiva
Crédito: Claudia comunicAtiva

Mais de 70 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, dia 28. Com o tema “Amanhã vai ser outro dia – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o evento oportunizou um amplo debate sobre o SUS.

Logo no início, o público foi saudado pelo prefeito Fábio Persch e pela secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, e em seguida foi feita a leitura do Regimento e as explanações de duas profissionais da saúde.

Primeiramente, a diretora geral adjunta da Secretaria de Estado do RS, Claudia Regina Daniel, fez uma abordagem geral sobre os maiores problemas enfrentados atualmente pelo SUS, apresentando números, estatísticas e questões relevantes em relação à saúde física e mental dos gaúchos, enfatizando que o Estado apresenta as piores taxas do país em questões como suicídio, AIDS, mortalidade por neoplasias, sífilis, partos cesarianos e outros.

Em seguida, com o título “Se não fosse o SUS?”, a psicóloga do município Miriam Eluza P. da Silveira apresentou os principais avanços e vitórias do SUS e abriu espaço para o debate.

Divididos em quatro grupos, o público também discutiu e apresentou propostas para o Plano de Saúde, baseados nos quatro eixos temáticos:

1-      O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

2-      O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas

3-      Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

4-      Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Teve ainda a escolha dos delegados titulares e suplentes que irão representar gestores, profissionais da saúde e usuários do SUS do município nas decisões do Estado. São eles: Lilian Juchem e Morgana Hanauer; Rocheli Sandri, Barbara Schulte Lucin e Miriam Eluza P. da Silveira; Marilene Bohn Schommer e Maria Margarete Bonfanti Rodrigues da Silva; Rosane Klering Marx e Antonia Hedy Gattermann Gonzaga.

E para encerrar, Ana Paula Schmitz, a presidente do Conselho Municipal de Saúde – que promoveu o evento juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social – também deixou sua mensagem e agradeceu a participação de todos na construção de uma saúde melhor.