Argentinos visitam Bom Princípio e ficam encantados

Data de Publicação: 30 de janeiro de 2023

No decorrer do mês de janeiro o prefeito Fábio Persch recebeu em seu gabinete a visita de argentinos, vindos da região de Misiones, tendo eles vinculações familiares com Nova Colúmbia e, também com o próprio prefeito.
Hilário Vogel e Mônica Isabel Vogel, pai e filha, estiveram gabinete conversando com o prefeito, os bom-principienses Vicente e Liria Vogel, que receberam os visitantes, e são tios maternos do prefeito.

Residentes em Capiovi, no Estado de Misiones, que fica próximo à cidade-irmã, de Puerto Rico, os Vogel têm o hábito de visitar os parentes brasileiros. Hilário lembra que João Vogel veio da Alemanha em 1847, quando as terras de Bom Princípio ainda pertenciam a Montenegro. Bisneto do imigrante, Hilário lembra que João casou-se com Ana Maria Weber, com que teve 10 filhos, um deles Henrique. Este, junto com sua esposa (Susana), imigrou para a Argentina, em 1905, para Ronalthiño, e em 1924, para Capiovi.

Buscando por suas origens, os argentinos, estiveram em Nova Colúmbia no ano de 2003 e também o fizeram em 2014. A comunicação com os brasileiros é facilitada no interior de Bom Princípio, afinal, também os argentinos mantém o dialeto Hunsrück, que remete ao imigrante e os seus descendentes.

“Estamos muy agradecidos por tan caluroso recibimiento em cada oportunidad que podemos visitar parientes. Notamos como Bom Principio y Nova Columbia tiene una comunidad muy organizada, que se nota em los avances, orden y limpieza em geral” (Somos muito gratos por uma recepção tão calorosa em todas as oportunidades que podemos visitar parentes. Percebemos como Bom Princípio e Nova Colúmbia tem uma comunidade muito organizada, o que se mostra nos avanços, ordem e limpeza em geral), contou Hilário convidando também ao prefeito e demais parentes de Bom Princípio para que os visitem em Capiovi.
O prefeito Fábio Persch, por sua vez, agradeceu a visita e falou um pouco sobre Bom Princípio e as questões sociais que tanto impressionaram os parentes que vieram da Argentina. Lhes presenteou com livros sobre Bom Princípio e obteve deles, também, informações sobre a cidade em que moram. “Ficamos felizes com a visita e, se assim for possível, também iremos até lá, pois sempre podemos ver e aprender algo novo”, contou o prefeito Fábio Persch ao final.