Festa do Moranguinho presta contas em noite de confraternização

Data de Publicação: 25 de novembro de 2022

Dois meses depois do término da 19ª Festa Nacional do Moranguinho, uma confraternização com comissão organizadora, patrocinadores, Executivo e Legislativo municipal, imprensa, representantes de entidades e de envolvidos na festa realizada neste ano, movimentou a Casa Jardim na noite de sexta-feira, dia 25.
Com o apoio e parceria de vários patrocinadores, o grupo se divertiu e celebrou o sucesso da festa deste ano, que bateu novos recordes e projetou a Terra do Moranguinho Brasil afora.
Em rápida cerimônia, foram apresentados os principais números da festa de 2022 e anunciadas algumas novidades envolvendo a vigésima edição, que será realizada de 7 a 24 de setembro de 2023.

Resultado positivo será aplicado em várias frentes
Com uma receita de R$ 4.325.479,92 (ingressos, comercialização de bebidas, locação de espaços, patrocínios, parcerias e LIC) e despesas somando R$ 3.550.360.67 (estruturas temporárias, shows, divulgação, limpeza, segurança e custos de bebidas), o resultado positivo da festa deste ano foi de R$ 775.119,25.
O superávit foi apresentado pelo presidente da 19ª Festa Nacional do Moranguinho, Bernardo Oliveira Rodrigues, e seu vice, André Kercher. Depois de detalharem números de público, da mobilização cultural e econômica para o município e região, os dirigentes enfatizaram que parte do valor já foi investido em melhorias necessárias.
Bernardo citou a parceria na reconstrução da Casa das Soberanas, a iluminação do acesso à cidade, jantar dos morangueiros e as muitas melhorias realizadas na estrutura do Parque Municipal, como hidráulica, esgoto, parte elétrica, pinturas e calçamentos, por exemplo, como importantes investimentos já feitos com este valor arrecadado.
“Somos uma entidade sem fins lucrativos e, como tal, o valor reverte em benefício de toda a comunidade. Temos ainda hoje R$ 379.470,80 de saldo em conta, e isso irá ser investido em mais melhorias no Parque, na segurança pública e na promoção do próprio evento”, acrescentou André, que também é presidente da Associação Comunitária Bom Princípio.
Felizes com o resultado apresentado, o prefeito Fábio Persch e o vice, João Weschenfelder, agradeceram pelo empenho de todos os envolvidos na promoção e organização da festa. Fábio destacou que há anos a festa vem sendo uma vitrine e o principal meio de divulgação do município, e que também vem fomentando a cultura e angariando recursos importantes para a melhoria da qualidade de vida de Bom Princípio.
Como forma de gratidão, entregou uma placa ao presidente Bernardo que liderou toda a comissão organizadora durante este ano.

Corte será mantida por mais um ano
Eleitas em maio deste ano, as princesas Carolina Schneider Rockenbach e Cris Helen Vogel e a rainha Julia Nicoli Reichert serão soberanas de Bom Princípio por mais um ano. A decisão foi anunciada pelo prefeito Fábio Persch durante a pequena cerimônia de prestação de contas.
O prefeito aceitou a recomendação da comissão organizadora, que justificou o pedido de permanência da atual corte para a festa de 2023. Outros grandes eventos já agendados para abril e maio no Parque Municipal (MotoMorango, Construmóvel e aniversário do município), economia, indicação do Legislativo pela permanência da atual corte, antecipação da divulgação, disponibilidade e anuência das atuais soberanas com esta possibilidade e o próprio fato de elas apenas terem representado o município por um ano, foram alguns dos motivos apontados no pedido.
Reconduzidas para mais um ano, elas se pronunciaram sobre a experiência positiva e emocionante na festa que se encerrou e se mostraram engajadas e entusiasmadas para a 20ª edição, já convidando a todos para visitar Bom Princípio de 7 a 24 de setembro de 2023.

André Kercher preside a 20ª edição
A notícia já foi antecipada durante a realização da 19º edição da festa, mas foi confirmada pelo prefeito Fábio Persch na noite desta sexta-feira. André Kercher, que foi vice-presidente da festa deste ano e que preside a Associação Comunitária Bom Princípio, será o presidente da festa em 2023.
Também já foi anunciado na mesma noite que o presidente da festa de 2022, Bernardo Oliveira Rodrigues, será o braço direito de André no ano que vem, assumindo a vice-presidência da festa.