Festa do Moranguinho volta em 2023 depois de quebrar recordes em 2022

Data de Publicação: 26 de setembro de 2022

Encerrada no domingo, dia 25 de setembro, a 19ª Festa Nacional do Moranguinho superou todas as expectativas. Estima-se que durante os 13 dias de festa tenham passado pelo Parque Municipal de Bom Princípio cerca de 170 mil pessoas.
A festa deste ano foi caracterizada por contemplar as mais variadas formas culturais, por trazer grandes artistas nacionais e por ampliar o parque da festa e diversificar as oportunidades de negócios e atrações.
Iniciada no dia 7 com um desfile cívico que mobilizou toda a comunidade, a festa contou com um Palco Cultural com mais de 120 atrações locais (incluindo grupos premiados internacionalmente), de Santa Catarina e Argentina, e teve financiamento do Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além de várias bandinhas típicas circulando no parque.
Teve ainda um palco com dezenas de apresentações no Biergarten – espaço com dez cervejarias artesanais – e o palco da Arena, que recebeu Jorge e Mateus, Roupa Nova, Safadão e Alok, que culminou a festa no domingo, colocando 18 mil pessoas no local de shows.
Outra atração que merece destaque foi o Teatro dos Morangos de Bons Princípios. Com financiamento da Lei Federal de Incentivo, através do Ministério do Turismo, foram realizadas 18 sessões no Centro de Eventos, que foi transformado em um lindo castelo.
Mas a festa contou também com outros importantes espaços que atraíram os milhares de visitantes. Teve feira multissetorial, agricultura familiar, agronegócio, parque de diversões, restaurantes, praça de alimentação e outras tendas com venda de alimentos, num total de 230 expositores, envolvendo cerca de duas mil pessoas entre prestadores de serviços, manutenção, segurança, limpeza, comércio, expositores e comissão.
Moranguinhos em destaque
A fruta-símbolo foi a protagonista da festa. A Mostra de Morangos, localizada na entrada do evento, contou com 121 expositores, que tiveram seus morangos avaliados em cinco momentos. O resultado será divulgado nesta sexta-feira, dia 30, em evento na Sociedade Santa Cecília.
Considerada uma das frutas mais saborosas pela maioria das pessoas, o moranguinho teve um significativo crescimento na comercialização nesta edição. In natura, foram vendidos dentro do parque mais de 12 toneladas nas oito bancas de produtores de morangos, além da quantidade ainda maior utilizada em delícias à base de moranguinho no Morango Platz, nas tendinhas e no espaço tradicional do Clube de Mães.
Aliás, as mães se superaram novamente na venda de suas delícias. Foram produzidas pelo clube mais aproximadamente sete mil cucas e cinco mil unidades de moranguinho com chantilly, além de roscas, pães, espetinhos e tortas. Só esta entidade consumiu mais de 1.300 kg de moranguinho no preparo de derivados de morango.
A comunidade é a responsável pelo sucesso da festa
A Terra do Moranguinho já consolidou a sua festa há anos, e após o sucesso desta última edição, a festa foi colocada ainda mais em evidência, sendo considerada um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul. Promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Comunitária de Bom Princípio, a festa mobilizou toda comunidade.
Prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch diz que já tinha uma boa expectativa em relação à festa deste ano. “Nesse período pós-pandemia, esperávamos um público recorde, mas foi além das nossas expectativas. Claro que o tempo contribuiu bastante, e assim tivemos a participação maciça dos munícipes e de pessoas de todas as regiões do Estado e também de lugares mais distantes. Bom Princípio merecia esta festa!”, elogia o prefeito, agradecendo muito especialmente a todas as pessoas envolvidas na organização do evento.
Ele enaltece o trabalho e dedicação do presidente da festa, Bernardo Oliveira Rodrigues, de toda comissão organizadora, das soberanas, dos secretários municipais, servidores públicos, patrocinadores, expositores, morangueiros, entidades e clubes envolvidos, imprensa, apoiadores e engajamento de toda a comunidade na organização e divulgação do evento.
Da mesma forma, o presidente também agradece a todos os que acreditam na festa e se dedicam a realizar um evento melhor a cada ano. “Temos uma comissão organizadora engajada e uma comunidade orgulhosa da nossa festa e que se empenha em ajudar a divulgar e em acolher a todos que vêm para cá para se divertir e degustar os melhores morangos”, avalia Bernardo.
“Merecem um agradecimento muito especial também as nossas soberanas, as princesas Carolina Rockenbach Schneider, Cris Helen Vogel e a rainha Julia Nicoli Reichert, que tiveram um papel muito importante. Elas foram brilhantes e incansáveis em sua missão de divulgar e acolher as pessoas, sempre solícitas e simpáticas com todos”, destaca.
“Nosso município tem muito a comemorar com a realização deste evento histórico. O trabalho em equipe colocou nossa festa e município mais uma vez em destaque a nível nacional. E recém encerramos uma edição e já estamos nos preparando para a festa de 2022”, diz, antecipando que o presidente da 20ª edição será seu vice-presidente e atual presidente da entidade promotora, André Kercher, e que a festa será de 7 a 24 de setembro de 2023.