IPTU está disponível com vencimento da parcela única neste dia 12 de agosto

Data de Publicação: 3 de agosto de 2022

Tradicionalmente o IPTU do município de Bom Princípio tem vencimento no primeiro semestre do ano, contudo, em 2022, o pagamento será feito neste mês de agosto.

Conforme exigência do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o qual exige que o Município realize a atualização da Planta de Valores, o Município contratou uma empresa para o devido fim. A referida empresa se comprometeu a entregar o levantamento imobiliário até março de 2022, o que até então estaria dentro dos cronogramas anuais para o lançamento do referido Imposto. Ocorre que, diante inconsistências apuradas para a nova atualização, o prazo se estendeu até final de junho de 2022, fazendo com que o lançamento, com a posterior cobrança, postergar-se para o dia 12 de agosto de 2022.

Importa frisar que após a atualização do cadastro imobiliário há de se configurar o sistema e realizar uma série de cálculos e testes, com o intuito de não incorrer em erro, o que leva o prazo a se estender por mais de 45 dias.

O Secretário de Administração e Finanças, João Kirch, informa que a reposição do valor do IPTU para o ano de 2022 será com base no IPCA -  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que no ano de 2022 atingiu o percentual de 10,06%, índice esse que se aproxima do percentual de inflação de um ano no país.

Segundo Kirch, essa correção do IPCA não se trata de um aumento real, apenas uma reposição exigida por lei, a qual todos os Municípios devem respeitar e cumprir.

O IPTU pago em parcela única – com vencimento em 12 de agosto – terá desconto de 10%. Quem assim o quiser poderá fazer o parcelamento do tributo em cinco vezes, com vencimentos nos dias 12 de agosto, 12 de setembro, 12 de outubro, 12 de novembro e 12 de dezembro.

O tributo está disponível no link:

Quem não tiver acesso poderá retirar o carnê na prefeitura em data a ser definida em virtude da confecção dos carnês (em andamento).

O pagamento poderá ser feito nos bancos conveniados (Banrisul, Banco do Brasil, Caixa e Sicredi), na Lotérica ou em Postos de Atendimento dos Bancos em questão.